O Carnaval de rua 2026 em Florianópolis está programado para igualar e até superar o público do ano passado, que contou com 1,5 milhão de foliões nas ruas da Capital. Com programação oficial entre 13 e 16 de fevereiro, a festa será espalhada por nove arenas, com mais de 100 blocos de rua, além de shows gratuitos com artistas nacionais em diferentes estilos — do pagode ao pop.
Continua depois da publicidade
A folia foi organizada pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a agência Hit Makers, com o objetivo de fortalecer o Carnaval de rua e descentralizar a festa — levando a programação para nove bairros da cidade: Centro, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoa da Conceição, Campeche e Pântano do Sul.
Shows nacionais e programação principal
A novidade deste ano é a presença de trios elétricos no Centro e um circuito maior de música popular, com nomes da música brasileira confirmados em palcos ao ar livre, de maneira totalmente gratuita. Veja a programação:
- 13 de fevereiro (sexta) — Em Cima da Hora e Ferrugem (pagode)
- 14 de fevereiro (sábado) — Jammil e Diana Dias (axé)
- 15 de fevereiro (domingo) — MC Pedrinho e MC Davi (funk/pop)
- 16 de fevereiro (segunda) — Glória Groove (pop)
Veja a programação do Carnaval de Florianópolis
Continua depois da publicidade
O CEO do Grupo 4ZERO4, Fernando Ligório, responsável pela organização da festa pelo segundo ano consecutivo, comentou sobre as expectativas para o Carnaval deste ano na Ilha da Magia:
— É um projeto de resgate da identidade do Carnaval. Os maiores carnavais do Brasil têm essa característica de blocos de rua desfilando pela cidade, essa ocupação urbana de forma orgânica. Um estudo que fizemos com tudo o que está funcionando bem no Brasil e obviamente adaptando para as características de Florianópolis. Tenho certeza que vamos fazer o maior carnaval da história de Floripa.
Estrutura, blocos e tradição da folia
Além dos shows principais, a festa contará com mais de 100 blocos de rua, incluídos no circuito de Carnaval que se espalha por toda a Ilha.
A programação oficial começa a se aquecer já no começo de fevereiro, com eventos tradicionais como a Escolha da Corte do Carnaval no Largo da Alfândega e o desfile satírico do Enterro da Tristeza, bloco que abre simbolicamente a semana de folia. Confira a programação:
Continua depois da publicidade
- 30 de janeiro: Escolha da Corte do Carnaval, às 19h, no Largo da Alfândega;
- 31 de janeiro e 1º de fevereiro: Pré-Carnaval no Continente (detalhes da programação serão divulgados);
- 6 de fevereiro: Berbigão do Boca, das 12h às 22h, no Largo da Alfândega;
- 11 de fevereiro: Baile dos Idosos (16h) e Concurso de Marchinhas (19h) no Largo da Alfândega;
- 12 de fevereiro: Enterro da Tristeza, às 18h – tradicional bloco que marca a abertura simbólica da folia.
A partir de 13 de fevereiro, começam os blocos de rua e cortejos pelo Centro Leste, incluindo atividades como:
- 13 de fevereiro: Marisco da Maria (11h), Carnaval Centro Leste (14h às 2h) e Blocos Afro (19h);
- 14 de fevereiro: Blocos dos Sujos, das 11h às 2h, e continuidade do Carnaval Centro Leste;
- 15, 16 e 17 de fevereiro: sequência das atividades do Carnaval Centro Leste, das 14h às 2h.
Uma das principais mudanças para 2026 é o uso de trios elétricos no Centro Histórico, diferente de edições anteriores em que os shows ficavam concentrados no Largo da Alfândega. Desta vez, as apresentações acontecerão também em vias próximas à Praça XV de Novembro e na Avenida Paulo Fontes, tornando o coração da cidade ainda mais animado durante a festa.
Continua depois da publicidade







