Marcando as celebrações dos 60 anos de história da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será realizado neste domingo (7), um espetáculo cultural a partir das 17h na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Com entrada gratuita, o evento vai contar com a participação especial do cantor Ney Matogrosso, além de apresentações de grupos musicais da universidade, egressos formados pela Udesc, estudantes e professores.
Continua depois da publicidade
Idealizado como um momento de comemoração das seis décadas da universidade presente em todo o estado catarinense — com campi em Florianópolis, Balneário Camboriú, Ibirama, São Bento do Sul, Joinville, Lages, Caçador, Chapecó, Pinhalzinho e Laguna —, o evento busca oportunizar cultura, música e diversão para a comunidade em geral.
— Mais do que um evento comemorativo, a noite apresentará um espetáculo formativo que reúne mais de 107 artistas, além de técnicos, professores e egressos que atuam diretamente na criação e produção do show — afirma a vice-reitora Clerilei Bier, à frente da programação comemorativa de 60 anos da Udesc.
O show comemorativo organizado pela Udesc conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis na estrutura de palco e som. O evento estará com ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, organizado pela Fundação Rede Solidária Somar Floripa, e todas as doações serão encaminhadas às organizações sociais cadastradas na instituição.
A estrutura do espetáculo será montada na Avenida Beira-Mar-Norte, na altura do Trapiche, e contará com espaço para pessoas com deficiência, em frente ao palco. O acesso será realizado por ordem de chegada. Ainda, durante as apresentações haverá interpretação de Libras.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Confira a programação
A partir das 16h30min, a Fanfarra da Ponte, grupo de Florianópolis, será a responsável por fazer um aquecimento do evento. Em seguida, a BigBand Udesc, em parceria com o trio catarinense Grillo e Os Mosquitos, sobe ao palco. A apresentação aproxima o universo da Big Band ao estilo singular do trio instrumental, trazendo novos arranjos criados especialmente para esta parceria. Logo após, a DJ Fewie, também egressa da Udesc, assume o comando com um set vibrante.
Na sequência, o espetáculo “Pro Dia Nascer Feliz — homenagem a Ney Matogrosso e aos 60 anos da Udesc”, vai reunir solistas, egressos, estudantes do curso de Música, músicos de destaque da cena catarinense e nacional, Orquestra Acadêmica, Madrigal Udesc e BigBand Udesc, formando um grandioso espetáculo coletivo, de acordo com a coordenadora-geral do evento, Isadora da Silveira.
— Este será um momento em que o caráter formativo da universidade se revelará em sua potência máxima: estudantes e egressos dividindo o palco, construindo juntos uma experiência artística que atravessa gerações — afirma.
Continua depois da publicidade
No repertório, que atravessa diferentes fases da carreira do cantor Ney Matogrosso, professores, artistas formados pela Udesc e instrumentistas convidados vão interpretar sucessos marcantes da carreira de Ney, percorrendo diferentes fases do artista, incluindo seu lançamento mais recente, “Simples Momento”, de 2025, criado em parceria com André Luiz, egresso da Udesc e diretor musical desta parte do espetáculo. Os solistas convidados são: André Luiz, Bruna Nogueira, David Toledo, Elô Gonzaga, Gio Keiko e Kako de Oliveira.
Convidado especial da programação, o cantor Ney Matogrosso subirá ao palco para interpretar algumas de suas canções.
— É sempre uma alegria dividir o palco com Ney Matogrosso, ainda mais neste espetáculo que estamos preparando com tanto carinho. Ney, que gentilmente aceitou nosso convite, se junta a nós nessa grande festa repleta de músicos excelentes — afirma André Luiz.
A banda do espetáculo é composta por: Dudu Pimentel, guitarra e violão; Marcos Rocha, piano e teclado; David Toledo, violão e voz; Rodrigo Porciúncula, bateria; Felipe Corbani, violão de 7 cordas; Diego Mattos, baixo; Alexandre Damaria, percussões; Gabriel Barbalho, trompete; e Hemerson Calandrini, trombone. E para completar o grupo musical, os instrumentistas: João Titton (violino I – spalla), Elias Vicente Souza (violino I), Kadu Müller (violino I), Fernando Bresolin (violino I), Débora Remor (violino II), Fabiane Suzuki (violino II), Juliana Schmidt (violino II), Ingridi Elias (viola), Raiza Diatel (viola), Pedro Bernardo (viola), Bianca de Souza (violoncelo), Renata Oliveira (violoncelo) e Raphael Buratto (violoncelo).
Continua depois da publicidade
A produção técnica é de Vívian Fiori e os arranjos são de Alessio Piro, Artur Cunha, Bento Silva, Cristina Emboaba, Eduardo Trojan, Fausto Moura, Fernando Emboaba, Gabriel Stortz, Gabriela Mafra, Leonardo Marques, Leonardo Pinna, Luís Felipe Soares e Mateus Lanzarin.
A celebração integra o calendário oficial dos 60 anos da Udesc, tem a Rádio Udesc como emissora oficial e é produzida pela Coordenadoria de Eventos e pela Coordenadoria de Cultura, ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc. O evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis.
Sobre os grupos participantes da programação
A Orquestra Acadêmica Udesc é um dos mais tradicionais projetos de extensão da universidade, criada nos anos 1980 pelo professor Luiz Soller e retomada em 2002 pelo professor João Titton.
O Madrigal Udesc, criado em 2016 e regido pela professora Cristina Emboaba, é um grupo vocal de câmara formado por alunos e ex-alunos do Departamento de Música.
Continua depois da publicidade
O repertório do grupo atravessa séculos: da renascença à música contemporânea, além de arranjos e composições brasileiras. O grupo também funciona como laboratório para estudantes interessados em regência e composição, e já dividiu palco com a Big Band e a Orquestra em montagens como o espetáculo “Era do Rádio”, apresentado em teatros de Florianópolis, Chapecó, Joinville e Lages.
A BigBand Udesc é um projeto de extensão da universidade, formado por alunos do curso de Música sob orientação da professora Cristina Emboaba. É um grupo de portas abertas — membros da comunidade também podem fazer parte — e o repertório passeia pelo jazz, música brasileira, improvisação e até por composições próprias.
*Sob supervisão de Luana Amorim





