nsc
    dc

    Frio

    Turistas acampam e fazem fila para ver sincelo em Urupema, na Serra de SC

    Fenômeno deixou a paisagem da Serra tomada pelo gelo 

    06/07/2019 - 09h47 - Atualizada em: 06/07/2019 - 10h20

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Giovane Dias e Vanessa Mota dormiram dentro do carro no Morro das Antenas
    (Foto: )

    Grandes camadas de gelo cobriram o chão, as árvores e tudo mais que havia no Morro das Antenas, em Urupema, no amanhecer deste sábado. O sincelo - fenômeno que ocorre quando a neblina congela pelo frio extremo - foi o maior desde o começo do inverno na região e brindou com uma paisagem de cinema quem acordou cedo e até formou fila para subir o morro, que é considerado o ponto mais frio de Santa Catarina. O movimento foi tanto que longos congestionamentos se formaram na subida.

    Conseguiu um bom lugar no meio do gelo quem enfrentou o frio e passou a noite no alto do morro. Muitos acamparam em barracas ou dentro dos carros, como o casal Giovane Dias e Vanessa Mota, de São José. Durante a noite eles enfrentaram o frio mais extremo dos últimos dias, com sensação térmica de -15 ºC.

    Ao contrário de São Joaquim, onde houve um breve registro de neve durante a madrugada, o frio intenso de Urupema não permitiu a formação de nada que não fosse puro gelo. O sincelo acabou formando um espetáculo do frio com paisagens brancas de gelo, lagos congelados e água escorrendo nas encostas em formato de estalactites congeladas.

    O movimento no Morro das Antenas reflete, também, a lotação das cidades da Serra neste fim de semana. O frio trouxe turistas de Santa Catarina e outros Estados e superlotou Urupema, Urubici e São Joaquim - para a alegria dos hotéis, pousadas, restaurantes e cafés. Nas rodovias e nos acessos aos pontos turísticos, viaturas policiais até foram chamadas para auxiliarem na organização do trânsito e do acesso dos turistas.

    Frio no Morro das Antenas
    (Foto: )

    Morro das Antenas
    (Foto: )

    Morro das Antenas Urupema
    Carros formaram fila no caminho do Morro das Antenas
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas