nsc
    dc

    Ensino superior

    Udesc está entre as melhores universidades do mundo, diz ranking

    52 instituições brasileiras estão na lista do Times Higher Education

    03/09/2020 - 14h02 - Atualizada em: 03/09/2020 - 14h08

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Entre as brasileiras ranqueadas, a UDESC está na 14ª posição
    Entre as brasileiras ranqueadas, a UDESC está na 14ª posição
    (Foto: )

    Pelo segundo ano seguido, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi classificada entre as melhores universidades do mundo no ranking da organização Times Higher Education (THE). A lista de 2020 avaliou 1.527 universidades de 93 países. Acesse o ranking.

    > UFSC é a 3ª melhor universidade federal do Brasil, segundo ranking internacional

    — A presença da Udesc no ranking global da THE pelo segundo ano consecutivo é um excelente indicativo de que nossa universidade está se firmando cada vez mais no cenário internacional, destaca o reitor, Dilmar Baretta. 

    Para que a intituição avance ainda mais nesse contexto, Baretta anuncia reforço nas ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e intercâmbio em parceria com diversas instituições de outros países.

    Universidades brasileiras

    Liderada pela britânica Universidade de Oxford pelo quinto ano seguido, a nova lista tem 52 universidades brasileiras, seis a mais do que no ano passado. Após escalar do nono ao sétimo lugar em 2019, o Brasil subiu mais uma posição e é o sexto país com maior número de instituições no ranking, na frente de Itália e Espanha. 

    > Udesc não recomenda volta às aulas presenciais antes de 2 de outubro

    A Udesc foi classificada na faixa de mais de 1.001, mesmo resultado obtido do ano passado (a partir da posição 200, a classificação é feita em grupos). Dentre as 52 universidades brasileiras ranqueadas – sendo 35 federais, 11 estaduais e seis particulares – a Udesc está na 14ª posição. 

    Dimensões avaliadas 

    O levantamento da THE é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. 

    Para o ranking deste ano, foram analisadas mais de 80 milhões de citações em mais de 13 milhões de publicações científicas e aplicados questionários com 22 mil acadêmicos em todo o mundo.

    Outros rankings 

    A Udesc também ganhou destaque neste ano em dois outros rankings elaborados pela THE: no Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina, a universidade estadual foi classificada na 92ª colocação, melhorando sua posição em relação ao ano anterior. A lista foi divulgada em julho.

    > Estudo mundial sobre saúde mental na pandemia do coronavírus tem colaboração de universidade de SC

    Já no Golden Age University Rankings, que avalia instituições entre 50 e 75 anos de existência, a Udesc foi classificada no estrato 250-300. Foi a primeira vez que a instituição figurou na lista, divulgada em junho. No mês seguinte, a Udesc recebeu uma moção de aplauso dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) pela conquista.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas