nsc

publicidade

Educação

UFSC é a universidade brasileira com mais citações em trabalhos acadêmicos

Indicador internacional que mede a influência da pesquisa destaca desempenho da instituição catarinense

19/09/2019 - 17h03 - Atualizada em: 19/09/2019 - 17h04

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Produção científica da universidade é destaque internacional
Produção científica da universidade é destaque internacional
(Foto: )

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a instituição brasileira de ensino superior mais bem colocada no critério "citações" pelo ranking internacional de universidades do Times Higher Education (THE), divulgado na última semana. O indicador mede a influência da pesquisa e o papel da universidade em disseminar novos conhecimentos e ideias.

Segundo as informações divulgadas pela UFSC, o cálculo leva em conta a média de vezes em que um trabalho foi citado por acadêmicos de todo o mundo. Este ano, o THE empregou como base de dados o indexador Scopus da Elsevier, a partir do qual foram examinadas 77,4 milhões de citações extraídas de 12,8 milhões de artigos, resenhas, anais de conferências, livros e capítulos de livros dos últimos cinco anos. Os dados incluem mais de 23,4 mil periódicos acadêmicos indexados pelo Scopus e todas as publicações indexadas entre 2014 e 2018.

O peso do critério "citações" na avaliação das universidades equivale a 30% do total da nota. A UFSC recebeu o valor de 52,6 em uma escala que vai até 100. Entre as instituições brasileiras, aparecem ainda nas primeiras colocações: Universidade Federal de Minas Gerais (nota 52), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (49,3), a Universidade Federal de Pelotas (48,6) e a Universidade Federal de São Paulo (43,3).

Para o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, o resultado é uma conquista importante:

— Dentro de um contexto em que as universidades federais brasileiras atravessam um período de dificuldade, uma notícia como esta mostra a relevância da Universidade Federal de Santa Catarina na produção do conhecimento e da tecnologia, assim como no desenvolvimento da sociedade local, nacional e também internacional.

De acordo com levantamento elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), conforme os pesos atribuídos a cada um dos critérios empregados na avaliação global, a UFSC é a 3ª melhor instituição de ensino superior federal e a 5ª dentre todas as instituições brasileiras.

O THE promove uma das principais avaliações educacionais do mundo e utiliza critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho. Para o resultado desta edição, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países. A coleta de dados ocorreu em março deste ano.

Deixe seu comentário:

publicidade