A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu do Ministério da Educação (MEC) a nota máxima no processo de recredenciamento institucional, finalizado recentemente. O conceito final da UFSC ficou na faixa 5, a nota máxima, e o conceito final contínuo em 4,96. O recadastramento é uma espécie de renovação das informações junto ao MEC que garante a continuidade na oferta de cursos e resulta em uma avaliação por parte dos avaliadores.
Continua depois da publicidade
O resultado significa que a universidade está entre as instituições em nível de excelência na avaliação do órgão responsável pela avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O último processo de recredenciamento da UFSC foi realizado em 2013.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A avaliação institucional para recredenciamento levou em consideração aspectos como acessibilidade, planos de cargos e carreiras de docentes e TAEs, Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD), titulação, números de docentes e discentes estrangeiros e sustentabilidade socioambiental, entre outros.
UFSC terá primeiro fórum sobre teatro negro nesta semana
Continua depois da publicidade
UFSC ficou com nota 5 na maioria dos itens
O processo avaliativo de recredenciamento teve início em setembro de 2024, com a formação de uma comissão de três avaliadores designados pelo Inep. No relatório elaborado pela comissão, a UFSC ficou com nota 5 em todos os itens dos:
- Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
- Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;
- Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;
- Eixo 4 – Políticas de Gestão.
No Eixo 5, de Infraestrutura, a nota ficou em 4,88, com a nota quatro em apenas dois dos 17 itens avaliados (Instalações sanitárias e Infraestrutura tecnológica). Na análise qualitativa do Eixo 5, porém, a comissão declarou que “a infraestrutura da Universidade é robusta e atual, atendendo plenamente às necessidades institucionais”.
O processo avaliativo de recredenciamento da UFSC teve início em setembro de 2024, com a formação da comissão. Desde então, a UFSC começou a protocolar no sistema e-MEC uma série de documentos, entre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano de Gestão de Riscos, relatórios de avaliação, portarias, resoluções, regimentos, relatórios e políticas institucionais.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 11 e 13 de novembro, os membros da comissão realizaram uma visita virtual e in loco à universidade. No primeiro dia da visita, a comissão foi recepcionada pelo reitor Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Joana Célia dos Passos, os pró-reitores, secretários, o Procurador Institucional da UFSC e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de outros dirigentes universitários.
Depois, a comissão visitou uma parte das dependências do campus da UFSC em Florianópolis. A visitação durou quatro horas e nela foram apresentados a Biblioteca Universitária, o Centro de Cultura e Eventos e as áreas de convivência, setores para prática de desportos como ginásio e piscina, Museu de Arqueologia (Marque), Restaurante Universitário, ambientes de aulas práticas, salas de aula, laboratórios e locais de convivência do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro Tecnológico (CTC), Centro de Desportos (CDS); Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Quanto aos centros de ensino que não receberam a visita virtual, foram enviados vídeos, assim como a Moradia Estudantil e o Planetário.
A comissão também teve acesso a vídeos institucionais e participou de reuniões com docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e a Comissão Própria de Avaliação. Nestas reuniões com integrantes das categorias, havia representação de toda a coletividade da UFSC.
O reitor Irineu Manoel de Souza diz que a nota máxima obtida pela UFSC no processo de recredenciamento institucional é uma conquista coletiva da comunidade universitária. Ele destacou as notas máximas obtidas nas dimensões de planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, além das políticas acadêmicas e de gestão.
Continua depois da publicidade
— Queremos manifestar um agradecimento a todos que se envolveram neste processo, em especial às direções dos Centros de Ensino e às pessoas que colaboraram para a apresentação de nossos ambientes à comissão avaliadora do MEC — afirmou.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Dois cursos da área de saúde são os mais concorridos na UFSC; um deles tem 67 por vaga
Pagamento do benefício Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira
Blumenau amplia ensino bilíngue nas escolas públicas e terá aulas até em polonês em 2025