nsc
dc

Educação

UFSC vai emprestar computadores e oferecer internet a estudantes para ensino remoto

Conselho da universidade deve avaliar ações para retomada do ensino durante a pandemia

24/06/2020 - 06h25

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Entrada da UFSC
Entrada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis
(Foto: )

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou um edital com normas para o registro prévio de estudantes que precisem de empréstimo de computadores ou de pacotes para acesso à internet para participarem de atividades de ensino remoto. 

O documento foi publicado nesta terça-feira (23) pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Podem se cadastrar alunos de cursos de graduação presencial, programas de pós-graduação stricto sensu, ensino fundamental e médio da UFSC.

A medida deve auxiliar estudantes que declararem não possuir condições de acesso a computadores ou à internet, e é uma das estratégias da UFSC para retomar o cronograma de ensino com atividades remotas.

Esta semana, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a universidade inicie a retomada das aulas com ensino a distância em até 30 dias, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Embora a medida ainda precise ser aprovada pelo conselho, a avaliação na universidade é de que o empréstimo de computadores é uma medida fundamental, já que do contrário boa parte dos estudantes não teria condições de assistir às aulas remotamente.

A universidade avalia emprestar computadores de laboratórios e setores administrativos. Equipamentos também devem ser comprados. A prioridade serão estudantes com vulnerabilidade.

– A condição dos estudantes para nós sempre foi condição prévia. A gente tem 40 mil estudantes de graduação, pós-graduação, ensino fundamental e médio que têm expectativa de direito de que vamos provê-los das condições de ensino. O acesso ao uso de tecnologia é fundamental. Como nossa premissa é acesso universal e pleno, é preciso ter as mesmas condições dos demais – aponta o chefe de gabinete da reitoria da UFSC, Áureo Mafra de Moraes.

Conselho Universitário deve aprovar novo funcionamento 

Segundo a UFSC, a recomendação do MPF ocorre já na fase final da programação de retomada da universidade. Até o fim deste mês, o Conselho Universitário deve votar relatórios elaborados pela UFSC com sugestões sobre um novo formato de funcionamento da universidade durante a pandemia de Covid-19.

Os documentos foram elaborados após pesquisas com estudantes. Um dos pontos identificados foi a dificuldade de acesso a computadores e à internet de alta velocidade por parte dos estudantes, o que exigiria estratégias como o empréstimo de computadores e custeio de pacotes de internet, que tiveram o edital para registro prévio divulgado nesta terça-feira.

A quantidade de materiais e recursos necessários para implantar a medida deve ser mensurada após o registro prévio.

– Essa medida inicial é muito necessária para que possamos saber o número de equipamentos e auxílios que a UFSC precisará disponibilizar, quando for o momento de passar a oferecer as atividades pedagógicas em formato não presencial – salienta o pró-reitor Pedro Manique Barreto, da Prae.

Para ser atendido, o estudante deve se cadastrar por meio do Sistema On-line de Cadastros e Benefícios da Prae, na seção Registro de Inclusão Digital – Pandemia Covid-19, aba Registro Prévio, Inclusão Digital.

Estudantes do Colégio de Aplicação serão cadastrados por outro meio, a ser disponibilizado. O prazo para registro será a partir de 1º de julho. A confirmação do registro é feita por e-mail, de forma automática. Segundo o edital, o cadastro prévio não garante automaticamente o benefício.

Colunistas