As noites entre 5 e 7 de novembro serão de um espetáculo no céu. A maior Lua Cheia do ano vai abrilhantar o horizonte, proporcionando um ótimo visual ao ar livre. Será a Super Lua de Castor, quando o nosso satélite natural alcança o chamado perigeu, ou seja, a aproximação máxima com a Terra.

Continua depois da publicidade

É essa proximidade que faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu – entre 8% e 16% maior do que o “normal” das Luas Cheias.

Uma noite de espetáculo no céu

A maior Lua Cheia de 2025 vai acontecer no mesmo dia que outro evento astronômico muito esperado: a chuva de meteoros Táuridas do Sul, que terá o pico de atividade na madrugada do dia 5 de novembro, mas que ainda vai emitir algumas “estrelas cadentes” até a madrugada de quinta-feira (6).

Apesar do brilho da Lua Cheia ofuscar os meteoros menores, não deve impedir a visualização das bolas de fogo proporcionadas pelas Táuridas.

Por que Super Lua de Castor?

O nome tem origem nas tradições dos nativos norte-americanos. Novembro era o mês em que os castores terminavam de construir suas represas e se preparavam para o inverno no Hemisfério Norte.

Continua depois da publicidade

A Lua Cheia indicava a melhor época para caçar castores e obter as peles necessárias para sobreviver ao frio.

Dicas para observar a Lua Cheia

O melhor horário para admirar a maior Lua Cheia de 2025 é logo após o pôr do Sol. Nesse momento, uma ilusão de óptica fará com que o nosso satélite natural pareça ainda maior. O ideal é procurar um local com o horizonte limpo e com a menor poluição luminosa possível.

Apesar de ser um evento visível a olho nu, o uso de equipamentos como binóculos e lunetas pode proporcionar uma experiência ainda melhor, permitindo a visualização de detalhes como as crateras da Lua, além de outros efeitos visuais.

Se as condições meteorológicas permitirem, a Super Lua de Castor deve ser visível simultaneamente a outros astros, como planetas como Vênus, Marte e Júpiter, que também estarão visíveis, além da chuva de meteoros Táuridas.

Continua depois da publicidade

Para facilitar a localização dos astros e constelações, pode-se usar aplicativos de astronomia como Stellarium e Sky Tonight, que possuem versões gratuita tanto para Android quanto para iOS.