Caetano Veloso usou as redes sociais nesta segunda-feira (21) para lamentar a morte de Preta Gil, aos 50 anos, no domingo (20). A cantora era afilhada do músico e prima do filho dele, Moreno. Ela era filha de Sandra Gadelha, irmã de Dedé Veloso, com quem Caetano foi casado.

Continua depois da publicidade

Na postagem, o músico disse que chora “desde que soube” da morte da cantora e revelou a dificuldade de suportar a perda de Preta. Ele também publicou fotos da artista criança.

“Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto” , escreveu.

Veja a postagem

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Preta Gil

Entenda o câncer de Preta Gil

Preta Gil recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.

No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Assim, foi preciso reiniciar o tratamento, que foi interrompido em novembro para passar por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga. Ela foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.

O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.

Continua depois da publicidade

Por recomendação da equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva.

Leia também

Governo e prefeitura do RJ decretam luto de três dias pela morte de Preta Gil