nsc
dc

Prevenção

Uma em cada 10 pessoas em SC tomou as duas vacinas contra a Covid-19

Duas doses necessárias para proteger das formas mais graves da doença já foram aplicadas em 10% da população e 23% receberam ao menos uma injeção

02/06/2021 - 05h00 - Atualizada em: 02/06/2021 - 18h39

Compartilhe

Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
Entre idosos com idades de 70 a 79, cerca de 90% da população estimada já recebeu as duas doses
Entre idosos com idades de 70 a 79, cerca de 90% da população estimada já recebeu as duas doses
(Foto: )

Um em cada 10 habitantes de Santa Catarina já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, necessárias para proteger contra as formas mais graves da doença. Até a noite desta terça-feira, 1º, 740.162 pessoas haviam recebido as duas aplicações no Estado, conforme dados compilados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Elas representam 10,21% da população e 28,81% dos grupos prioritários da vacinação em Santa Catarina, que correspondem a 2,5 milhões de indivíduos.

> Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por Covid-19 e da vacina em SC

Apenas 12 Estados registram pelo menos 10% da população imunizada com duas doses contra o coronavírus. Os melhores posicionados são Rio Grande do Sul (13,35%), Mato Grosso do Sul (12,96%) e São Paulo (12,43%). No Brasil, 22.374.235 já foram vacinados com duas doses, o que representa 10,57% da população, conforme levantamento do Consórcio de Veículos de Imprensa, com dados das secretarias estaduais de Saúde.

Calendário da vacina: Saiba onde e quando se vacinar contra a Covid-19 em SC

Entre os indivíduos que tomaram pelo menos a primeira dose, a soma é de 1.707.013 pessoas em Santa Catarina, o que equivale a 23,54% da população do Estado e 66,44% dos integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Plano Estadual de Vacinação.

O ritmo médio de doses aplicadas em Santa Catarina voltou a crescer na última semana. Conforme o Monitor da Vacina, do NSC Total, nos últimos 7 dias foi aplicada uma média de 31,8 mil doses de vacina diariamente em todo o Estado. Se esse ritmo for mantido, toda a população prioritária deve ser vacinada até 23 de agosto deste ano com duas doses. Já para vacinar toda a população do Estado, a campanha deveria se estender até abril do ano que vem.

Dos 28 grupos prioritários definidos no Plano Estadual de Vacinação, apenas três ainda não tiveram doses aplicadas até esta segunda-feira: trabalhadores de transporte aquaviário, caminhoneiros e profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos. 

Já em 7 grupos, mais de 70% dos integrantes receberam as duas doses da vacina. Os que se destacam são os que concentram idosos entre 70 e 74 anos e 75 e 79 anos. Ambos os grupos apresentam em torno de 90% dos indivíduos com as duas vacinas necessárias para se proteger dos efeitos mais graves da covid-19.

Veja mais dados sobre a vacinação por cidade no Monitor da Vacina.

Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos:

Monitor da Vacina

Veja dados da vacinação no Monitor da Vacina
Dados de doses aplicadas por cidade, doses enviadas,
calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas

Painel do Coronavírus

Veja o mapa da covid no Painel do Coronavírus
Mapa da covid em SC, dados de mortes e casos ativos de
coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h

Calendário da vacina: Saiba onde e quando se vacinar contra a Covid-19 em SC

Colunistas