O estudante João Francisco Rubbo Nobre, de 18 anos, que havia sido o único inscrito para o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trocou de curso, mas vai seguir em Joinville. Há uma semana, ele trocou Valinhos (SP) pela maior cidade de Santa Catarina para iniciar a graduação.
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Estudante escolheu curso da UFSC Joinville
João Francisco havia sido o único a registrar a Engenharia Ferroviária e Metroviária como primeira opção no vestibular de 2025, prestado em dezembro do ano passado. Em 16 de janeiro, ele foi aprovado, no entanto, junto de outros 10 estudantes. Na época, a UFSC Joinville afirmou que esses alunos não atingiram a classificação na primeira opção escolhida e foram aprovados no curso pela segunda opção.
Na segunda-feira (10), os alunos da UFSC Joinville iniciaram as aulas do primeiro semestre letivo de 2025. João Francisco, porém, decidiu não ingressar no curso escolhido como primeira opção, e sim, na segunda: Engenharia de Transportes e Logística, também na universidade.
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— Consegui entrar para o curso por histórico escolar. Me senti acolhido pela UFSC em si, teve uma recepção de calouros interessante. Sobre Joinville, é uma cidade bem “espalhada”, não tem muitos prédios altos e concentrados, mas chove bastante e o ônibus é mais caro — disse o estudante.
De acordo com a UFSC, o curso de Engenharia de Transportes e Logística iniciou o ano com 13 calouros. Já a Engenharia Ferroviária e Metroviária iniciou com 20 estudantes.
— Conversei com professores, a Engenharia de Transportes e Logística me permite trabalhar com a ferrovia depois, principalmente na área de operação e gestão, enquanto o outro curso é mais a mecânica mesmo. Está sendo legal conhecer tudo e a estrutura da UFSC é boa — afirmou João Francisco.
Como é o curso escolhido pelo estudante
O curso de Engenharia de Transportes e Logística na UFSC Joinville tem duração de cinco anos, em turno integral. O profissional formado pode atuar nos setores público e privado, em concessionárias de rodovias, empresas ligadas aos setores de transportes, departamentos federais, estaduais e municipais de transportes, universidades e institutos tecnológicos.
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Segundo a professora Christiane Wenck Nogueira Fernandes, coordenadora do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSC Joinville, o curso pode ser considerado promissor para os próximos anos.
— Os engenheiros dessa área desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de soluções para o transporte de cargas e passageiros, otimizando fluxos, projetando soluções para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além de criar estratégias para melhorar a mobilidade urbana. A carreira está entre uma das mais promissoras da atualidade e tem uma alta taxa de empregabilidade — afirma.
Já o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária também tem duração de cinco anos, em turno integral. O setor ferroviário e metroviário envolve veículos como trens, locomotivas, vagões e metrôs.
Segundo a professora Andrea Pfutzenreuter, vice-coordenadora do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC Joinville, a graduação atende à crescente demanda por novas soluções para a mobilidade mundial.
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— O crescimento populacional exige uma mudança da engenharia rodoviária para a engenharia ferroviária e metroviária, tanto pela capacidade de atendimento de pessoas e cargas, como pela sustentabilidade ambiental. Além disso, velocidades de 350 quilômetros por hora já são uma realidade na China. A engenharia ferroviária e metroviária permite a concepção destes projetos para se tornarem uma realidade — explica a professora.
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