A indústria brasileira enfrenta desafios cada vez mais complexos, como a transição energética, digitalização de processos, sustentabilidade, reindustrialização e falta de mão de obra qualificada. Para responder a esse cenário, os profissionais precisam ter visão sistêmica, capacidade de adaptação e habilidade para resolver problemas de alta complexidade. É justamente nessa direção que atua o UniSENAI, centro universitário mantido pelo SENAI de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Com sede em Blumenau e campi em Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville, a instituição contribui para a formação de engenheiros e tecnólogos capazes de superar os desafios da indústria. Fundado com o propósito de transformar a educação superior a partir de necessidades do mercado, o UniSENAI estrutura a atuação em três pilares: formação prática, conexão direta com os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, e um programa consistente de internacionalização.

Educação prática e interdisciplinar

Com uma proposta pedagógica ativa, o UniSENAI rompe com o ensino tradicional baseado apenas em conteúdos teóricos. Desde os primeiros semestres, os estudantes são desafiados a resolver problemas reais de empresas e desenvolver projetos aplicados (Project-Based Learning) nos laboratórios da instituição.

Uma das iniciativas da UniSENAI é garantir uma formação prática, e por isso, o estudante não precisa esperar o estágio para ter contato com o mercado de trabalho. O modelo também garante o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como comunicação, resiliência e liderança. 

Cada campus funciona como um polo de conhecimento especializado, de acordo com as necessidades regionais. Blumenau é referência em Têxtil, Chapecó em Alimentos, Florianópolis em Tecnologia da Informação e Inovação, Jaraguá do Sul em Energia e Mobilidade Elétrica e Joinville em Manufatura Avançada.

Continua depois da publicidade

Pós-graduação orientada a soluções

O modelo aplicado nos cursos também está presente na pós-graduação, que adota a mesma lógica de resolução de problemas. Os cursos lato sensu, como MBAs e especializações, são construídos em parceria com empresas e adaptados às necessidades do mercado.

— Nós enxergamos o profissional da pós-graduação como agente estratégico da inovação dentro das empresas. Os trabalhos de conclusão dos estudantes resultam em soluções aplicáveis, muitas vezes implementadas imediatamente nas organizações. É um modelo de cocriação, com o setor produtivo participando da definição dos conteúdos e projetos — explica a pró-reitora de Pós-graduação e Extensão, Bárbara Pérez. 

Entre as temáticas de referência na formação de pós-graduação  destacam-se Inteligência Artificial, Smart Cities, Mobilidade Elétrica, Energias Renováveis e Descarbonização. São expressão do foco nas soluções para a indústria o Programa de Residência em Inteligência Artificial que já alcança mais de 30 empresas do estado,  e a execução do MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis  que tem desenvolvido mais de 57 projetos aplicados, participam mais 13 estados, e tem mais de 165 empresas atendidas do setor automotivo, que integram o Programa Mover da Indústria.

Além disso, as ações de extensão universitária com foco em gerar impacto no desenvolvimento e qualidade de vida,  contribuem para ampliar a formação dos estudantes, e conectar os alunos a iniciativas de empreendedorismo, responsabilidade social e aprendizagem ao longo da vida.

Continua depois da publicidade

Conexão global e inovação contínua

A internacionalização é outro diferencial do UniSENAI, já que a instituição participa de projetos de pesquisa, mobilidade acadêmica, intercâmbios e eventos globais. No último Seminário Internacional SIMPEX, o tema central foi inteligência artificial, com a participação de especialistas de diferentes países.

— É fundamental ter uma visão local e global. A internacionalização nos permite antecipar tendências e incorporá-las à formação dos nossos alunos. Também mostramos ao mundo a competência técnica e científica que existe aqui, contribuindo com agendas internacionais em sustentabilidade e transformação digital — afirma o pró-reitor de Estratégia e Internacionalização, Pedro Paulo Montrose Marques.

A experiência dos alunos mostra como o modelo educacional tem sido efetivo para formar carreiras. Natália Dolinski, estudante de Engenharia de Controle e Automação, comenta que a inovação pulsa no UniSENAI, e com isso, ela consegue alinhar a trajetória estudantil com desafio e prática profissional. 

— Sinto orgulho em estudar onde se busca sempre trazer inovação e desafios para o nosso curso, mas que ao mesmo tempo se preocupa com o bem-estar do aluno, oferecendo laboratórios e equipamentos de ponta — relata. 

Continua depois da publicidade

Já para Gabriel Weiber da Silva, aluno de Engenharia Mecânica, o diferencial está na conexão direta com o setor produtivo. Segundo o estudante, a atuação próxima do UniSENAI facilita que os estudantes estejam atualizados sobre o mercado de trabalho e aptos para trabalhar em qualquer empresa. 

Para saber mais sobre o UniSENAI e conhecer os cursos disponíveis, acesse o site da instituição.