nsc
dc

Conhecimento muda o mundo

Como a universidade pode contribuir com a comunidade

Além do ensino formal, instituições também podem contribuir com a oferta de serviços para a população, o que também permite 

24/03/2021 - 14h24 - Atualizada em: 25/06/2021 - 09h00

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Serviços especializados podem ser contratados na universidade
Universidades podem causar impacto positivo no seu entorno
(Foto: )

O papel de uma universidade vai muito além da função de ensinar. Além de gerar conhecimento, pesquisa, extensão e incentivar a cultura, as universidades também têm o dever de contribuir com as comunidades que fazem parte do seu entorno.

Existem inúmeras formas de causar um impacto positivo no meio em que estão inseridas por meio do trabalho voltado para a comunidade. A contratação e oferta de serviços especializados é uma delas, caso em que se utiliza a expertise e pessoal altamente qualificados, além da estrutura de laboratórios e equipamentos para realização de consultorias, cursos, auditorias, análises, desenvolvimento de produtos, perícias, entre outros.

Na Univali, esses serviços estão organizados em áreas de negócios:

• Comunicação e design • Direito e pesquisas sociais • Educação e cultura • Engenharia e infraestrutura • Gestão de negócios • Meio ambiente • Saúde e bem-estar • Tecnologia e informação.

Essas demandas são coordenadas pelo Escritório de Projetos, uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita a organização de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas para o desenvolvimento dos projetos de prestação de serviços.

Hoje, a Univali tem diversos projetos em execução, como o Programa de Monitoramento Ambiental da área de influência do Porto de Itajaí; os Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos (PMP) e Monitoramento da Atividade Pesqueira de Santa Catarina (PMAP_SC), em parceria com a Petrobrás; e o Projeto de Gestão e Supervisão de Obras (Fonplata), do município de Itajaí.

A instituição também oferece serviços para a comunidade, como o Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac), um laboratório de ponta que funciona dentro da Universidade. Seus serviços atendem tanto as atividades de ensino como também a população em geral, prestando um serviço humanizado para a realização de exames laboratoriais simples até os mais complexos, de alta tecnologia.

De segunda a sexta-feira em horário comercial, no Leac são executados exames considerados de rotina diagnóstica dos pacientes atendidos pelos ambulatórios da Unidade de Saúde da Família e Comunitária e da Medicina do Trabalho, Convênios (SUS, Unimed, Agemed) e particulares.

Para conhecer mais sobre a prestação de serviços da Univali, visite univali.br/escritório de projetos, ou entre em contato pelo e-mail projetos@univali.br ou (47) 3341-7978.

LEIA TAMBÉM

Especializações e MBAs oferecem diferencial no currículo

Colunistas