nsc
    dc

    Educação

    Universidades de SC seguem sem data para retomar aulas presenciais; UFSC diz que não voltará em 2020

    Governo de SC autorizou retomada no ensino superior, mas maioria das universidades ainda não definiu retorno

    30/06/2020 - 12h02 - Atualizada em: 30/06/2020 - 12h17

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Sala de aula em Santa Catarina
    Governo de SC autorizou retomada das atividades presenciais no ensino superior a partir de 6 de julho
    (Foto: )

    As principais universidades de Santa Catarina seguem sem data para reiniciar as aulas presenciais. Elas foram consultadas pela reportagem do Diário Catarinense nesta terça-feira (30), após o Governo do Estado publicar portaria que autoriza a retomada. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou que não retomará as aulas presenciais em 2020.

    > Confira a evolução da Covid-19 em Santa Catarina

    As aulas estão suspensas em Santa Catarina desde março por conta do coronavírus. Com a autorização do Estado, aulas de graduação, pós-graduação e cursos técnicos podem ser retomadas a partir do dia 6 de julho. O governo estipulou um protocolo sanitário por conta da Covid-19. 

    As aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA) seguem suspensas até o dia 2 de agosto.

    Santa Catarina vive um momento de avanço da Covid-19, com aumento de casos, mortes e ocupação de leitos hospitalares. São mais de 25 mil casos confirmados de coronavírus e 324 mortes pela doença, conforme a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita na noite de segunda-feira.

    Confira a posição das universidades

    UFSC

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou, em nota, que não retomará o ensino de forma presencial durante o ano de 2020, "enquanto não houver condições sanitárias e epidemiológicas que garantam a segurança de sua comunidade universitária".

    A universidade vem trabalhando num plano para a retomada das aulas de modo remoto durante o período de pandemia do novo coronavírus. Segundo a nota, o ensino não presencial deverá ser regulamentado na UFSC após a decisão do Conselho Universitário agendada para o próximo dia 17 de julho.

    > Resolução autoriza aulas não presenciais em Santa Catarina até 31 de dezembro

    "Qualquer retomada presencial será feita de forma gradual, cautelosa e respeitosa. Não voltaremos antes da disponibilidade de uma vacina ou medicamento eficaz e disponível a todos", diz ainda a nota.

    Os encontros presenciais na UFSC estão suspensos desde 16 de março, quando os primeiros casos de Covid-19 em Santa Catarina motivaram o início da quarentena e a suspensão das atividades escolares e universitárias. A expectativa é de que das atividades sejam retomadas de modo remoto, e sigam dessa forma até o fim da pandemia.

    UDESC

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informou, em nota, que “seguirá priorizando no momento o ensino remoto, por meio das plataformas digitais, que tiveram os trabalhos retomados em 22 de junho nos 60 cursos de graduação e em maio nos 50 pós-graduação”.

    Ainda segundo a universidade, qualquer possibilidade de retorno presencial das atividades na Udesc será feita de forma gradativa, e também após avaliação conjunta com diretores gerais e assistentes de cada unidade.

    UFFS

    Também em nota, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) informou que as decisões relativas ao retorno das aulas presenciais são tomadas pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão colegiado máximo e que tem o poder decisório a respeito.

    “De qualquer forma, mesmo antes da portaria, a UFFS já estava em fase de preparação do documento para instrumentalizar as ações para o retorno presencial com segurança a todos (apesar de não ter data certa para tal)", informou a universidade.

    IFSC

    Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 31 de julho e não há previsão de retomada por enquanto. Uma nova avaliação deve ser feita em reunião marcada para o dia 27 de julho. Enquanto isso, o instituto mantém as atividades de modo remoto.

    Univille

    Na Universidade da Região de Joinville (Univille), a assessoria de imprensa informou que uma reunião de gestores marcada para esta quarta-feira (1º) deve decidir uma nova data para o retorno, que será gradual.

    Ainda segundo a assessoria, na primeira fase, retomam atividades práticas, de laboratório e de estágios. No momento, todas as atividades na Univille seguem de modo remoto.

    Univali

    Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a assessoria de imprensa informou, por meio de nota, que vai manter “as aulas em ambiente remoto até o final do primeiro semestre como medida de segurança”, e que há um plano de retorno progressivo e gradual das disciplinas práticas.

    > Confira as regras para a volta das aulas nas universidades em SC

    “Nossas ações avançam de maneira responsável, por intermédio do plano de retorno progressivo e gradual das disciplinas práticas que, mesmo tendo completado um percentual de carga horária em meio virtual, requerem atuação direta do estudante nos ambientes laboratoriais. A princípio, a Univali tem definida a retomada progressiva com segurança dessas atividades para o período de 27 de julho a 15 de agosto”, diz trecho da nota.

    “O segundo semestre está previsto para iniciar em 17 de agosto de 2020, com retorno às aulas presenciais em todos os níveis de ensino, levando-se em consideração as orientações e medidas estabelecidas pelos protocolos e autoridades sanitárias, de saúde, e de educação nos âmbitos local, estadual e nacional”, completa.

    Unesc

    Na Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, a situação está sendo avaliada pela gestão universitária e pela Comissão de Biossegurança, que desenvolveu protocolos para serem seguidos durante este período de pandemia. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, uma posição a respeito do novo decreto do governo será divulgada provavelmente na tarde desta terça.

    Unisul

    A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) informou que está encerrando este semestre com aulas teóricas por meio remoto e as práticas, desde 15 de junho, de maneira presencial, conforme autorizada pelo Decreto 630.

    “No mais, iremos estudar a fundo a nova portaria e verificar se o protocolo da Unisul está adequado a fim de retornarmos com todos os cuidados que a situação exige”, afirmou o vice-reitor, Lester Camargo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas