nsc
    dc

    Protestos

    Universidades e institutos federais de SC aderem à greve nacional de 48 horas

    Ato convocado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) em defesa da educação pública ocorre nesta quarta e na quinta

    02/10/2019 - 16h50 - Atualizada em: 02/10/2019 - 17h05

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    UFSC
    Na UFSC, cerca de 90% dos professores aderem à paralisação, diz sindicato da categoria
    (Foto: )

    As duas universidades e os dois institutos federais catarinenses aderem nesta quarta-feira (2) à greve nacional de 48 horas convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que segue até quinta (3). Conforme os organizadores, o ato de professores, técnicos administrativos e estudantes ocorre em defesa da educação, da ciência e da tecnologia pública no país.

    Nesta quarta, a paralisação prevê atividades dentro dos campi. Já para quinta-feira, estão previstos atos unificados. Em Florianópolis, devem ocorrer passeatas durante a tarde. Um ato em frente à Catedral Metropolitana está previsto para as 16h.

    Há paralisações de professores e servidores na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e no Instituto Federal Catarinense (IFC), os sindicatos dos servidores também aderiram à greve.

    Confira a situação de cada uma das quatro instituições federais de SC:

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Em assembleia, tanto a Associação dos Professores da UFSC (Apufsc) quanto o Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) decidiram aderir à greve nacional de 48 horas.

    De acordo com o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, a adesão dos professores chegou a aproximadamente 90% nesta quarta. Segundo ele, docentes, alunos e funcionários realizaram atividades ao longo do dia na universidade e no Centro de Florianópolis.

    A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o Sintufsc. Segundo a assessoria da universidade, alguns setores estão operando com pessoal reduzido devido à paralisação.

    Para o meio-dia desta quinta, está prevista uma concentração em frente à reitoria. Depois, os manifestantes planejam fazer uma caminhada pelas ruas centrais de Florianópolis até a Catedral Metropolitana, onde ocorre concentração às 16h.

    Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, professores, funcionários e estudantes participam de atividades desde o começo do dia dentro do campus.

    Segundo o coordenador da Sessão Sindical dos Docentes da UFF (Sinduffs), Vicente Ribeiro, nesta quarta a discussão visa à saída do reitor Marcelo Recktenvald, depois que o Conselho Universitário aprovou, na segunda-feira, a destituição de Marcelo do cargo.

    Na quinta, os debates serão sobre a adesão ou não da universidade ao programa Future-se, do governo federal. Para as 17h, está previsto um ato unificado no Centro de Chapecó. O coordenador do Sinduffs não informou o percentual de adesão.

    Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    A seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) informou que os servidores decidiram, em assembleia, aderir à greve de 48 horas.

    Nesta quarta, há atividades nas unidades do Estado. Na quinta, professores, funcionários e estudantes programam participar do ato na Catedral Metropolitana em Florianópolis às 16h. Não há informação sobre o percentual de adesão.

    Instituto Federal Catarinense (IFC)

    De acordo com a seção Sindical Litoral do Vale do Itajaí do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) também decidiram aderir à paralisação.

    A organização das manifestações está a cargo de cada uma das unidades. Também não há informação sobre o percentual de adesão.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas