
Educação com propósito
Estudantes de Administração precisam estar preparados para o mundo do trabalho que exige empatia, criatividade, autocontrole e responsabilidade
O universo corporativo exige que os administradores estejam atualizados, detenham informação e técnicas de qualidade para o sucesso dos negócios e lidem com as diversas formas de cobranças no seu cotidiano. Por isso, exige-se cada vez mais equilíbrio e domínio das capacidades socioemocionais dos profissionais da área de Administração. Percebendo essa necessidade, as instituições de ensino devem se preocupar em desenvolver essas competências nos estudantes e prepará-los efetivamente para as mudanças no mundo do trabalho.
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Buscando desenvolver suas competências socioemocionais através da prática profissional, Rubia Maria Ferreira Alves, estudante do 8° período do curso de Administração da UniSociesc de Balneário Camboriú, começou a estagiar quando estava no segundo semestre da graduação.
- A teoria não prevê as situações que nos tiram da nossa zona de conforto ou as circunstâncias impossíveis de planejar e que necessitam de uma resolução rápida. É preciso sempre um equilíbrio entre o conhecimento técnico e as emoções. Com as habilidades socioemocionais, nos tornamos adaptáveis às mudanças do cotidiano e aptos para decisões mais assertivas -, acrescenta a estudante.
Atualmente, Rúbia trabalha como auxiliar financeira e conta que, diariamente, exercita as competências necessárias para lidar com as mais diversas situações cotidianas.
- Minha função exige trabalho em equipe todos os dias. Eu saio da minha zona de conforto quando tenho que fazer alguma apresentação para o setor inteiro, por exemplo. É preciso também iniciativa, pois sempre temos algo novo para aprender, além de paciência e persistência para resolver impasses do dia a dia -, destaca.
Essas habilidades nos permitem gerenciar as nossas emoções de forma acertada de acordo com as diversas situações às quais somos expostos no nosso cotidiano. Isso não inclui somente o ambiente do trabalho, mas todos os aspectos da nossa vida. Dessa forma, ao promover o desenvolvimento dessas habilidades nos estudantes, as instituições de ensino estão contribuindo para uma sociedade melhor e mais equilibrada.
- Entendo que os estudantes devam dar uma chance a si mesmos para o desenvolvimento das competências socioemocionais como empatia, criatividade, autocontrole, ética e responsabilidade. A busca por literaturas sérias, por cursos, é uma forma do estudante se preparar. A instituição de ensino também deve ter sua preocupação na preparação do acadêmico como um ser integral, olhando-o como um ser humano que necessita de conhecimentos técnicos e emocionais - explica a coordenadora da área de gestão da UniSociesc Joinville, Kátia Cristina Reimer.
As instituições de ensino devem atuar de forma a desenvolver as capacidades socioemocionais dos estudantes, já que essa é uma exigência do mundo do trabalho atual. Segundo o coordenador regional sul da área de Gestão de Negócios da UniSociesc, Diego Passoni, com a concorrência e a competitividade que existe no mercado, é preciso mais do competências técnicas, as chamadas hard skills, para que um profissional se destaque.
- Em um ambiente com pressão cada vez maior é fundamental que os acadêmicos tenham um forte desenvolvimento de soft skills e isso a gente trabalha fortemente dentro do currículo da UniSociesc. Para que os alunos saibam lidar com essas questões, é fundamental que eles tenham empatia, que saibam trabalhar em equipe e é muito importante que tenham inteligência emocional. Hoje, são essas softs skills que diferenciam aqueles profissionais que são elevados para um próximo nível -, acrescenta Diego.
A metodologia de ensino adotada pela UniSociesc promove essa busca por proporcionar autoconhecimento aos estudantes e encaminhá-los para as oportunidades profissionais que mais se adequam aos seus propósitos de vida.
Segundo a estudante Rubia, a atuação da instituição de ensino foi fundamental para o seu desenvolvimento não só como profissional, mas também como ser humano.
- A UniSociesc possui didáticas de trabalho em grupo, em que analisamos casos reais e precisamos refletir e desenvolver um pensamento crítico para nos posicionar. A instituição promove também eventos gerenciados pelos estudantes, que nos fazem lidar com a imprevisibilidade e, com isso, nos ajuda a desenvolver paciência, empatia e a sair da zona de conforto. Percebo uma grande diferença entre a Rubia do início da faculdade e a Rubia atual -, conta.
O mundo do trabalho busca por profissionais com competências socioemocionais e os estudantes da UniSociesc saem na frente nesse aspecto. O Escritório Martinelli Advogados é parceiro da instituição de ensino há 5 anos e, atualmente, conta um estagiário da área de Administração. Segundo a psicóloga Elaine Cristina Zuchi, através dessa iniciativa, eles conseguem selecionar candidatos que tenham uma formação alinhada aos objetivos da empresa e contribuem ainda para o crescimento profissional dos estudantes.
- As experiências que tivemos até o momento foram positivas. Notamos que a UniSociesc estimula os seus alunos e volta a sua formação para o mundo do trabalho -, destaca.
Dessa forma, as vivências dentro do cenário ocupacional proporcionam aos estagiários o desenvolvimento das habilidades que são demandadas atualmente.
- Nosso escritório preconiza em um estagiário características comportamentais, pois entendemos que o estágio é um momento de aprendizado e construção de conhecimentos técnicos e práticos. Nessa linha, buscamos candidatos que demonstrem atitudes de um futuro profissional de sucesso, tais como resiliência, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, empenho e respeito -, finaliza Elaine.
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