Em uma iniciativa pioneira e única em Santa Catarina, acadêmicos dos seis cursos da área da saúde da Univille participam de atividades práticas conjuntas em Unidades Básicas Saúde (UBS) do SUS de Joinville desde o início da formação, em disciplina curricular presente em todos os cursos e com parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Somente três universidades brasileiras proporcionam este tipo de aprendizado.

Continua depois da publicidade

Ao final do semestre, os alunos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia compartilham em um seminário suas experiências no contato direto com a comunidade através de atividades em vários bairros da cidade. No ano que vem, o curso de Naturologia vai se juntar ao grupo.

Seminário contribui para a troca de experiência e para o aprendizado dos acadêmicos
Seminário contribui para a troca de experiência e para o aprendizado dos acadêmicos (Foto: Comunicação Univille)

Neste ano, o Seminário de Práticas Interprofissionais em Saúde (PIS-PET) foi realizado no dia 28 de junho. Nas abordagens interativas, temas variados como sexualidade, depressão e dengue foram apresentados como forma de orientação à população por meio de atividades esportivas e lúdicas.

– Além da importância de conhecer a realidade das comunidades, e até propor soluções, a experiência desmistifica o que imaginavam ser o Sistema Único de Saúde. O SUS é uma joia conquistada pela sociedade brasileira e devemos lutar pelo seu aperfeiçoamento – enfatizou no seminário o vice-reitor Alexandre Cidral, que também é psicólogo.

A experiência quebra tabus

– Eu temia preconceito com a educação física ao trabalhar com estudantes de medicina no postinho. Mas, pelo contrário, minhas sugestões foram ouvidas e bem aceitas. Também me surpreendi com as crianças atendidas, de 6 a 10 anos de um bairro da periferia. Elas eram muito inteligentes! Trabalhamos com elas a cultura da paz e a dengue por meio de dinâmicas, com basquete e amarelinha – relata a estudante Eduarda Eugenia Dias de Jesus, de 21 anos, acadêmica de Educação Física.

Continua depois da publicidade

Para a estudante de Medicina Jociane Barboza, de 27 anos, ir a campo desde o início do curso é um diferencial da Univille que elogia sempre.

– Aqui temos várias oportunidades de desenvolver habilidades lidando com as comunidades, alinhando-se com outras especialidades da saúde. Isso é muito importante para a nossa formação. O médico não trabalha sozinho – enfatiza Jociane.

Para conhecer mais sobre a Universidade acesse o canal especial.

Conteúdo produzido pela Univille e publicado pelo Estúdio NSC Branded Content