O município de Urupema, uma das cidades mais frias da Serra catarinense, decretou situação de emergência nesta terça-feira (13) após os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem a região. Em apenas seis horas, a cidade registrou a quantidade de chuva esperada para todo o mês de janeiro.
Continua depois da publicidade
O município registrou 105,2 milímetros de chuva em apenas seis horas, durante a madrugada desta terça-feira (13). O acumulado é quase o esperado para janeiro inteiro, segundo o Atlas Meteorológico da Epagri/Ciram para a cidade. Normalmente em janeiro chove entre 130 e 150 milímetros no mês todo.
Entre 1h e 7h da manhã desta terça, Urupema foi a cidade que mais registrou chuva no Estado, segundo a Defesa Civil do Estado. Segundo a prefeitura da cidade, as fortes chuvas provocaram diversos estragos na região e deixaram estradas interditadas.
Com o decreto de emergência, as autoridades administrativas e a defesa civil poderão remover o solo, quando necessário, a fim de desassorear rios e afluentes para segurança da população, de acordo com a prefeitura.
Chuva causou estragos na Serra
Os estragos começaram já na noite de segunda-feira (12), com uma enxurrada em Urupema. Na SC-112, que liga a cidade a Rio Rufino, um deslizamento de terra interrompeu o trânsito na estrada, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), na altura do Km 256.
Continua depois da publicidade
Por causa do deslizamento, um carro foi atingido e deixou a motorista, uma mulher de 32 anos, e a filha dela, de 6, com ferimentos. Elas foram levadas ao hospital em Lages com escoriações e suspeita de luxações.
De acordo com a PMRv, o carro transitava de Urupema para Rio Rufino quando foi arrastado pelo deslizamento para fora da estrada, jogando o veículo em uma ribanceira.
Fotos mostram enxurrada em Urupema
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um rio que teria transbordado por conta do grande acumulado de chuva em poucas horas. Em outro vídeo, a cachoeira, conhecida por congelar durante os dias frios de inverno, foi registrada com um grande volume de água de cor marrom descendo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil, a cidade foi afetada por uma enxurrada, sendo que oito casas foram atingidas e as famílias foram retiradas de forma preventiva da área, retornando em seguida. Demais danos ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil municipal.






