Urupema, na Serra catarinense, registrou 105,2 milímetros de chuva em apenas seis horas, durante a madrugada desta terça-feira (13). O acumulado é quase o esperado para janeiro inteiro, segundo o Atlas Meteorológico da Epagri/Ciram para a cidade. Normalmente em janeiro chove entre 130 e 150 milímetros no mês todo.
Continua depois da publicidade
Entre 1h e 7h da manhã desta terça, Urupema foi a cidade que mais registrou chuva no Estado, segundo a Defesa Civil do Estado. Rio Rufino, também na Serra, foi a segunda, com 45,2 milímetros registrados em seis horas. Em Bom Retiro, choveu 38,2 milímetros.
Chuva causou estragos na Serra
Os estragos começaram já na noite de segunda-feira (12), com uma enxurrada em Urupema. Na SC-112, que liga a cidade a Rio Rufino, um deslizamento de terra interrompeu o trânsito na estrada, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), na altura do Km 256.
A obstrução seguia até as 9h25 desta terça-feira (13), segundo a PMRv. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade trabalham na região para retirar o barro da via.
Por causa do deslizamento, um carro foi atingido e deixou a motorista, uma mulher de 32 anos, e a filha dela, de 6, com ferimentos. Elas foram levadas ao hospital em Lages. com escoriações e suspeita de luxações.
Continua depois da publicidade
De acordo com a PMRv, o carro transitava de Urupema para Rio Rufino quando foi arrastado pelo deslizamento para fora da estrada, jogando o veículo em uma ribanceira.
Em Urupema, chuvas fortes atingiram a cidadena noite desta segunda. De acordo com a prefeita Cristiane Muniz (PL), a situação está controlada e não há desabrigados, somente estragos provocados pela enxurrada.
Fotos mostram enxurrada em Urupema
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um rio que teria transbordado por conta do grande acumulado de chuva em poucas horas. Em outro vídeo, a cachoeira, conhecida por congelar durante os dias frios de inverno, foi registrada com um grande volume de água de cor marrom descendo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil, a cidade foi afetada por uma enxurrada, sendo que oito casas foram atingidas e as famílias foram retiradas de forma preventiva da área, retornando em seguida. Demais danos ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil municipal.






