Uma usina hidrelétrica inaugurada em 1910 em São José, na Grande Florianópolis, passa por obras de revitalização e deverá voltar a funcionar entre março e abril deste ano. Com investimentos de R$ 9 milhões, a unidade voltará a gerar energia elétrica 52 anos após o encerramento de suas atividades, em 1972.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A obra de revitalização da Usina Maruim é de responsabilidade das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), e já está 70% concluída. A companhia resolveu reativar a usina por ela ser um patrimônio histórico e gerar energia limpa. Quando pronta, ela poderá gerar luz para 2 mil unidades consumidoras localizadas perto dela.

— Do ponto de vista energético, a usina vai trazer geração de energia limpa, de qualidade e com baixo impacto ambiental — afirma o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder.

O diretor acredita que a reinauguração da usina será um momento histórico e que promoverá maior aproximação da companhia com a comunidade. A Usina Maruim foi construída para atender a iluminação das ruas e os principais prédios públicos de Florianópolis, além das cidades de São José e Biguaçu.

Continua depois da publicidade

Após 40 anos de uso, a usina já não supria a demanda energética da Capital e passou a alimentar apenas as duas cidades vizinhas. Sua desativação ocorreu em 14 de dezembro de 1972. Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município. A ideia é manter as suas características de construção originais na revitalização.

Veja fotos da usina centenária

*Sob supervisão de Andréa da Luz

PUBLICIDADADE

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Prefeito comemora mudança do Complexo Hospitalar para São José

Causa de incêndio em embarcação que estava em praia de Florianópolis será investigada

Destaques do NSC Total