A primeira vacina 100% nacional de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan, começou a ser aplicada em mais um município do Brasil neste domingo (18), em uma estratégia piloto do Ministério da Saúde. Depois de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, foi a vez da população de Botucatu, em São Paulo, ser vacinada.

Continua depois da publicidade

A iniciativa tem como objetivo avaliar como a vacinação impacta na transmissão da dengue, com a produção de técnicas para que possa ser expandida em todo o país. Podem se vacinar nas unidades de saúde de Botucatu toda a população de 15 a 59 anos.

Veja fotos da vacinação em Botucatu

— Se alcançarmos entre 40% e 50% de cobertura vacinal, além da proteção individual, a vacina pode ter um impacto significativo no controle da dengue em toda a cidade”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A cidade foi escolhida para receber a vacina devido ao histórico do município, que já participou de outras iniciativas relacionadas à vacinação durante a pandemia de Covid-19. Por um ano, as análises vão ser conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nesses municípios escolhidos, além de monitorar possíveis eventos adversos raros após a imunização.

Serão 80 mil doses distribuídas para Botucatu, 60,1 mil para Maranguape e 64 mil para Nova Lima, totalizando 204,1 mil doses, consideradas suficientes para vacinar toda a população-alvo nessas cidades.

Continua depois da publicidade

A população de 10 a 14 anos continuará sendo vacinada pelo imunizantes japonês, que conta com duas doses, disponível para todo o país.

Profissionais da saúde devem ser vacinados em fevereiro

A oferta da vacina do Butantan deve ser ampliada para a imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde no início de fevereiro, com 1,1 milhão de doses destinadas a esses profissionais.

Por enquanto, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de vacinação instalados pela cidade e em locais estratégicos.  

Primeira vacina de dose única contra a dengue

A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Estudos clínicos mostraram eficácia de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por dengue. 

Continua depois da publicidade

O Brasil foi o primeiro país a ofertar a vacina contra a dengue no sistema público de saúde, ainda em 2024. O SUS mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o imunizante de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Casos caíram 74% em 2024

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue no Brasil em 2025 caíram 74% em relação a 2024. Ao longo do ano, foram registrados 1,7 milhão de casos prováveis da doença, número muito inferior ao ano anterior, quando foram 6,5 milhões de casos prováveis.

Em relação às mortes, foram 1,7 mil mortes em 2025 em todo o Brasil, o que representa redução de 72% em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 6,3 mil mortes.