nsc
an

Imunização

Vacinação contra a gripe em Joinville: veja quando e onde se imunizar

Campanha começa nesta segunda-feira (12) e será dividida em três etapas

11/04/2021 - 17h30

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vacina contra a gripe em Joinville
Vacina contra a gripe em Joinville
(Foto: )

A campanha de vacinação contra a gripe em Joinville começa nesta segunda-feira (12) e será dividida em três etapas. O objetivo do município é evitar aglomerações em razão da pandemia e a expectativa é garantir a imunização de mais de 90% do grupo prioritário.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A primeira etapa começa em 12 de abrile vai até 10 de maio. Serão contempladas crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias (puérperas). Os profissionais da saúde serão imunizados em um segundo momento, ainda dentro da primeira etapa.

A vacina contra a gripe será administrada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro. Não será necessário agendamento prévio.

A vacinação contra a gripe acontecerá paralelamente à imunização da Covid-19. Entretanto, é fundamental respeitar o período de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.

> Vacina contra a gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha 2021

Na segunda etapa, que terá início em maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores. Já na última etapa, prevista para ser realizada em junho, estão incluídas as pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.  

Mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe em anos anteriores precisa se imunizar novamente, uma vez que, além de proteger contra os sintomas graves, o imunizante evita casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

A utilização de máscara de proteção e a manutenção do distanciamento social nos locais de vacinação são imprescindíveis para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo de imunização. No site da prefeitura de Joinville é possível encontrar os endereços e horários de funcionamento das UBSFs.

Leia também

> Ônibus de Joinville terão linhas expressas para reduzir movimento no terminal central

> Justiça tem decisão em Joinville sobre recuperação de ruas atingidas pelas obras do Mathias

> Zoobotânico de Joinville reabre para atividades físicas individuais e com ocupação reduzida

Colunistas