nsc

Saúde

Vacinação contra sarampo começa segunda-feira e inclui dose de combate à febre amarela

Alvo são pessoas que não estão com o esquema vacinal completo

08/02/2020 - 10h37 - Atualizada em: 08/02/2020 - 11h47

Compartilhe

Felipe
Por Felipe Reis
Ideia é aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças na mesma ida ao posto de saúde
Ideia é aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças na mesma ida ao posto de saúde
(Foto: )

A partir desta segunda-feira (10), pessoas com idades entre seis meses e 49 anos devem procurar os postos de saúde de Santa Catarina para atualizarem a caderneta de vacinação com as doses contra o sarampo. Para ser imunizado, basta levar um documento de identificação - caso não tenha o cartão com o registro das vacinas já aplicadas, a unidade de saúde fornece uma segunda via na hora.

A novidade neste ano é a aplicação conjunta da vacina contra a febre amarela que será oferecida em Florianópolis. Só neste ano, 187 macacos já foram encontrados mortos no Estado ao longo do mês de janeiro. Há duas pessoas internadas no hospital Nereu Ramos, na Capital, recebendo tratamento depois da contaminação pelo vírus. Eles são moradores de São Bento do Sul, no Planalto Norte, e Jaraguá do Sul, no Norte catarinense.

A decisão de incluir uma dose contra a febre amarela na campanha de vacinação contra o sarampo se dá pela cobertura vacinal que Santa Catarina tem registrada até o momento: cerca de 84%. A recomendação do Ministério da Saúde é que pelo menos 95% da população esteja imunizada contra a doença.

Quanto ao sarampo, o boletim mais recente emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) informa que Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 2020 - as informações compiladas vão até o dia 25 de janeiro. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos. Em Florianópolis há 46 casos.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Ana Cristina Vidor, falou sobre estes assuntos ao Notícia na Manhã deste sábado (8).

Ouça a entrevista:

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas