nsc
santa

Saúde

Vacinação de adolescentes contra Covid-19 em Blumenau e região esbarra na falta de doses

Até o momento, apenas duas cidades confirmaram início da imunização do público de 12 a 17 anos

31/08/2021 - 17h07 - Atualizada em: 31/08/2021 - 20h20

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Adolescentes vão receber o imunizante da Pfizer
Adolescentes vão receber o imunizante da Pfizer
(Foto: )

O começo da vacinação de adolescentes contra a Covid-19 no Vale do Itajaí esbarra na falta de doses. Ao menos esta é a alegação das prefeituras para não iniciarem nesta quarta-feira (1º) a imunização deste público, conforme divulgado pelo governo do Estado e Conselho de Secretarias Municipais. 

> Quer receber as notícias do Vale do Itajaí via Whatsapp? Entre no grupo do Santa.

Blumenau e Rio do Sul ainda não têm data para ampliar a campanha àquelas com idade entre 12 e 17 anos. Ambas as prefeituras dizem que só terão essa definição quando receberem mais doses. Em Itajaí a situação não é diferente. A prefeitura afirma estar aguardando orientação do Estado.

Balneário Camboriú chegou a anunciar para esta quarta-feira (1º) a vacinação dos jovens, inclusive com a divulgação de horários e pontos de imunização. Entretanto, no fim da tarde, cancelou a ação citando que não recebeu os imunizantes prometidos pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Até o momento, Brusque e Camboriú são as única cidades do Vale do Itajaí que confirmaram o início da vacinação deste público para o primeiro dia de setembro. Conforme determinação da Anvisa, os adolescentes vão receber o imunizantes da Pfizer. 

Brusque

São cerca de 120 doses, da reserva técnica, disponibilizadas para quarta (1º) e o agendamento é pelo site da prefeitura. Jovens com idade entre 12 e 17 anos que são moradores de rua, gestantes, puérperas, lactantes, portadores de deficiências graves, comorbidades e imunossupressão não precisam agendar. Isso porque 10% das doses em Brusque já estão reservadas a eles. 

A pessoa precisa comparecer na Uniasselvi, bloco D, das 8h às 11h e das 13h às 16h, para receber o imunizante. É necessário levar documento com foto, comprovante de residência e estar acompanhado de um adulto responsável. Mais vagas serão liberadas conforme o município receber novas doses do governo.

Camboriú

Neste primeiro momento podem ser vacinados jovens com comorbidades, deficiências permanentes, lactantes, gestantes e puérperas com idade entre 15 e 17 anos. Quem não se enquadra nestas condições mas tem 17 anos também podem receber o imunizante. A aplicação das doses será no drive-thru montado na Policlínica, na Rua Porto Alegre, n° 698, das 8h às 17h.

No ato da aplicação da dose é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência, estar acompanhado de um adulto responsável e levar o comprovante médico que confirma a condição do paciente.  

Contraponto

O governo de Santa Catarina informou que mantém a previsão de iniciar a vacinação dos adolescentes em todas as cidades ainda no mês de setembro, mas reiterou que depende da chegada de novas doses ao Estado. 

Leia também:

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Crianças devem ser vacinadas contra a Covid-19?

O que se sabe sobre a terceira dose ou reforço da vacina contra Covid em SC

Colunistas