O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 23 estados do Brasil em alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas entre esta segunda (22) e terça-feira (23). Além disso, nove estados também estão com alerta laranja de perigo para tempestades, com ventos que podem chegar a 100 km/h, durante o mesmo período.
Continua depois da publicidade
O alerta amarelo é válido até 12h de terça-feira. A previsão indica chuvas que podem chegar a 50 milímetros por dia, com rajadas de ventos que podem atingir 60 km/h, além de chance de queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Já o alerta laranja é válido até às 10h de terça-feira. O aviso indica chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h. Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O verão, a estação mais quente do ano, começou neste domingo (21).
O que recomenda a Defesa Civil?
Continua depois da publicidade
Os estados em alerta laranja de chuvas intensas
- Goiais
- Mato Grosso
- Tocantis
- Amazonas
- Ceará
- Maranhão
- Pará
- Piauí
- Rondônia
Os estados em alerta amarelo para chuvas
- Acre
- Amapá
- Bahia
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Tocantins
- Alagoa
- Amazonas
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraná
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Santa Catarina
- Sergipe
O que significa o alerta amarelo?
Segundo o Inmet, alerta amarelo significa situação meteorológica potencialmente perigosa. É necessário cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico.
O que significa o alerta laranja?
O alerta laranja significa situação meteorológica perigosa. O aviso pede para que a população se mantenha “muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas”.
Continua depois da publicidade






