Uma pergunta marcante da teledramaturgia terá resposta nesta semana, com o fim da novela Vale Tudo. O desfecho do mistério sobre “Quem matou Odete Roitman”, a vilã interpretada por Débora Bloch, movimenta a reta final da trama e estimula toda sorte de palpites sobre o autor do crime.
Continua depois da publicidade
Na internet, circulam versões sobre quem matou Odete Roitmann segundo a inteligência artificial, o elenco da novela, na primeira versão da novela, no remake internacional. A reportagem do NSC Total achou de bom tom ouvir também quem tem lastro e intimidade com o assunto para um palpite desta monta.
Acostumados com o universo de crimes, depoimentos, investigações e versões contraditórias de suspeitos, advogados catarinenses especializados na área de Direito Penal, e que acompanham o desenrolar da novela, deram uma forcinha ao delegado Mauro (Cláudio Jaborandy) e arriscaram opiniões sobre o que pode ter acontecido com a vilã Odete Roitman.
Veja fotos dos palpites e de suspeitos em Vale Tudo
Advogado aposta em “elemento surpresa”
Famoso pela atuação em casos criminais, o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho descarta dois dos cinco suspeitos apresentados na novela. Considera que Celina é inocente e confessou apenas para proteger alguém, e também afasta as suspeitas sobre Heleninha, por ser uma personagem que sofreu muito por conta do alcoolismo, e que seria cruel para o público vê-la como assassina.
Continua depois da publicidade
Gastão acredita que o nome mais óbvio seria o de Marco Aurélio, mas aposta que a autora da novela vai usar o elemento surpresa e tem uma preferência. Afinal, como teoriza a personagem Raquel Acioly (Taís Araújo), “quem mente rouba, e quem rouba, mata”.
— Se o culpado realmente estiver no grupo anunciado, o nome mais óbvio é o de Marco Aurélio, mas prefiro apostar na Maria de Fátima, porque ela teve um comportamento imperdoável, humilhou a mãe, e o público deseja puni-la. Talvez a autora pense nisso na hora de decidir no capítulo final quem matou Odete. Tudo pode acontecer — afirma.
Quem lidera as suspeitas sobre morte de Odete Roitman
Dos quatro advogados ouvidos pela reportagem, dois têm uma suspeita em comum: Heleninha Roitman, a filha da vilã, interpretada por Paola Oliveira. A advogada especializada em Direito Penal Daisy Cristine Neitzke Heuer acredita que os depoimentos e as cenas mostradas nos capítulos sugerem que a personagem é quem tem mais chances de ter cometido o crime.
— Seria a Heleninha o meu palpite. Teria mais lógica. Celina errou o tiro e deixou a arma. Heleninha chega e atira! Mas não sei se ela chamava a filha de “meu bem”… — afirma a advogada, encadeando os fatos, como a marca de tiro que aparece na parede ao lado do local em que Odete é baleada.
Continua depois da publicidade
As entrevistas foram feitas na segunda-feira (13), antes de o capítulo do dia ir ao ar — portanto, as cenas em que Heleninha presta novo depoimento após ter as digitais identificadas na arma e a suposta confissão da tia Celina (Malu Galli) não influenciaram os palpites. Ainda assim, Heleninha também foi apontada por outro entrevistado como suspeita.
Digitais aumentam suspeita sobre personagem
O advogado criminalista Rodolfo Warmeling afirma que em condições reais e normais, o principal suspeito seria Marco Aurélio, por ter estado no local, armado e justamente para poder ter contato com Odete antes que ela deixasse o Brasil. No entanto, outros elementos como o fato de César Ribeiro, marido de Odete, ter direito a 50% da empresa em caso da morte da vilã e ter mentido no depoimento também poderiam colocá-lo no centro das investigações como principal suspeito.
Apesar disso, o advogado acredita em outro desfecho para o caso e também considera que o crime foi cometido por Heleninha, com anuência e apoio de tia Celina. As digitais das duas encontradas na arma do crime são elementos que ajudam esta tese.
— Uma filha que foi amargurada por longos anos, apontada pela mãe como a responsável pela morte do irmão, que na verdade estava vivo, o fato de a mãe preferir e gostar mais do outro irmão, somado à prova técnica e científica do laudo da arma, colocam sem dúvidas ela como principal suspeita — explica.
Continua depois da publicidade
O advogado acrescenta ainda que a “brincadeira” sobre descobrir quem matou Odete Roitman em Vale Tudo é pertinente e atual por expor um desafio das polícias no dia a dia em todo o Brasil: identificar suspeitos e atribuir o autor de um crime de homicídio.
Tese alternativa: Odete viva?
O advogado criminalista João Fillipe Figueiredo encampa uma tese diferente que não termina com nenhum dos cinco suspeitos incriminados. Para ele, Odete sempre foi muito esperta e percebia que o universo em torno dela “desabando”, com a descoberta de que o filho Leonardo estava vivo e de que era alvo de Maria de Fátima e Marco Aurélio.
— Acho que Odete estava esperando ser morta, estava de colete à prova de balas e que aquela foi uma “morte fake”. Ela está sendo ajudada pelo Freitas (assessor da empresa de Odete interpretado por Luis Lobianco) e vai fugir do Brasil. A cena que na primeira versão era do Marco Aurélio indo embora do Brasil dando uma “banana” para o país, nesta versão será da Odete — conta o advogado.
O advogado não está sozinho nesta teoria. A advogada Daisy Cristine Neitzke Heuer fez uma enquete no seu Instagram particular e a tese de que Odete estaria viva foi a que teve mais votos. Já na enquete do NSC Total, até a manhã desta terça-feira (14), quem liderava as apostas era mesmo Maria de Fátima, com 16% dos votos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vale Tudo: o que muda no final da história de Maria de Fátima
Quem são os filhos de Débora Bloch, a Odete Roitman de Vale Tudo
Não foi a Leila! Saiba quem matou Odete Roitman no remake internacional da novela















