nsc
hora_de_sc

Amor

Valentine's Day: Entenda o 'Dia dos Namorados' ao redor do mundo

Data é celebrada nesta segunda-feira (14) como 'Dia dos Namorados' nos EUA e em países da Europa

14/02/2022 - 07h18

Compartilhe

Flávia
Por Flávia Terres
Celebração faz alusão ao bispo São Valentim, considerado o santo do amor
Celebração faz alusão ao bispo São Valentim, considerado o santo do amor
(Foto: )

Nesta segunda-feira (14) os apaixonados ao redor do mundo celebram o "Valentine's Day", ou "Dia de São Valentim" em português. Em solo brasileiro, os namorados se declaram e trocam presentes no dia 12 de junho, considerado o "Dia dos Namorados". 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A celebração do "Valentine's Day", popular nos Estados Unidos e em países da Europa, faz alusão ao bispo São Valentim, considerado o santo do amor. Segundo historiadores, o bispo teria vivido durante o Império Romano, por volta do século III ou V. 

Na época, o Imperador Cláudio II teria proibido o casamento porque queria soldados concentrados para as guerras. Indo contra a determinação, Valentim começou a realizar celebrações matrimoniais clandestinamente. A iniciativa foi descoberta e o bispo foi preso e condenado à morte. O dia da morte de Valentim, 14 de fevereiro, foi escolhido pela Igreja Católica como dia de celebrar o amor. 

A história de São Valentim para a Igreja Católica não existe nos dias atuais. Por falta de comprovações históricas, a data não é mais celebrada como "Dia de São Valentim" desde 1969. A lenda diz que o bispo teria sido declarado santo pelo Papa Gelásio, cerca de 200 anos depois dos acontecimentos clandestinos, no ano de 496. 

Mesmo sendo removido do calendário católico, os namorados apaixonados ao redor do mundo seguem a tradição de celebrar o amor e trocar presentes no "Valentine's Day" e mantém viva a história do bispo preso, como diz o meme, pelo crime de amar demais. 

Leia mais

Exposição em Santa Catarina comemora 70 anos de carreira de mestre da arte italiana

Como escolher entre parto normal e parto cesárea

CineArte Francês de Blumenau exibe filme em homenagem a ator que morreu em acidente

Colunistas