Um vazamento de amônia, um gás tóxico e que pode causar de irritação severa a falta de ar, mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar na manhã desta quinta-feira (18), em uma empresa localizada no acesso Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

De acordo com os bombeiros, a guarnição foi acionada para atender a um vazamento de produto perigoso. No local, foi confirmado o escape do gás químico por uma válvula de alívio externa e também em pontos da tubulação dos compressores, na casa de máquinas da empresa.

Conforme relatos de colaboradores, o vazamento teria iniciado após uma pane elétrica que paralisou os condensadores do sistema, enquanto os compressores permaneceram em funcionamento, gerando aumento de pressão e provocando o escape do produto.

No momento da chegada dos bombeiros, dois funcionários já realizavam a dispersão do gás por meio do sistema hidráulico preventivo e informaram que os registros haviam sido fechados. Durante a inspeção, os bombeiros constataram que o produto já estava disperso e que não havia pessoas no interior da edificação.

Ainda segundo os bombeiros, os trabalhadores que fizeram a primeira resposta à ocorrência não utilizavam equipamentos de proteção individual. Ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

O que é amônia?

A amônia é um gás incolor com cheiro forte, composto de nitrogênio e hidrogênio. Ele é usado na indústria para produzir fertilizantes, uso mais comum, mas também é fundamental para produção de produtos de limpeza, plásticos, explosivos, farmacêuticos e até como refrigerante, além de ser um nutriente natural presente na decomposição orgânica.

Por que ela é tóxica?

A amônia é tóxica devido à sua alta alcalinidade e corrosão, provocando queimaduras químicas severas e destruição de tecidos vivos (pele, olhos, pulmões, sistema digestivo) quando reage com a água para formar hidróxido de amônio (alcalino) e absorver umidade. Além disso, a forma não ionizada (NH3) é a mais perigosa por penetrar facilmente nas membranas celulares.

O que amônia causa no corpo?

A substância pode provocar irritação grave nos olhos, pele e vias respiratórias (nariz, garganta, pulmões), provocando tosse, falta de ar e até edema pulmonar. O contato com a pele ou olhos pode provocar queimaduras químicas e cegueira. A ingestão pode provocar queimaduras internas. Em altas doses, pode causar danos cerebrais e morte, já que o excesso de oxigênio no sangue (hipomonemia) afeta o sistema nervoso central, representando um risco considerável em contextos industriais ou devido à combinação imprópria com produtos de limpeza.