O vazamento de um produto químico em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, atingiu o rio Linha Anta na manhã desta sexta-feira (20) e deixou a água com coloração avermelhada. Segundo a prefeitura, o derramamento foi feito por uma fábrica de tintas, localizada próxima ao local.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do DC no Telegram
O Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA-SC) tomou conhecimento do acontecido e informou que o vazamento aconteceu no interior da empresa durante a madrugada e se infiltrou pela estrutura, atingindo a rede pluvial. O erro interno, no entanto, já foi solucionado.
De acordo com o município, o produto é uma solução aquosa/alcoólica contendo um corante vermelho. O rio não abastece a cidade, segundo a prefeitura, mas é utilizado para agricultura e abastecimento de água para animais.
> SC chega a 41 mortes por dengue no ano e tem 59 cidades com epidemia
Continua depois da publicidade
A prefeitura pede para que os agricultores não utilizem esse recurso até que a limpeza do local seja feita. De acordo com o IMA, o órgão espera agora a água diluir o corante para então iniciar a limpeza, caso seja necessário. Enquanto isso, a situação é acompanhada e monitorada.
Veja vídeo
Leia também
Pescadores encontram corpo perto da ilha de Ratones em Florianópolis
O que se sabe sobre a varíola dos macacos, doença que deixa autoridades do mundo em alerta