O maxixe pode ser chamado de vegetal esquecido, ou pelo menos, não muito comum em todas as regiões do Brasil. Apesar disso, é um alimento cheio de benefícios que, muitas vezes, a pessoa só precisa saber como cozinhar.

Continua depois da publicidade

Cheio de benefícios para a saúde, o maxixe (Cucumis anguria) vem da família das cucurbitáceas, que é a mesma do pepino, abóbora e melão.

O maxixe tem origem africana, e foi trazido ao Brasil na época colonial. O vegetal acabou se adaptando ao clima tropical, e até hoje é cultivado de forma fácil, principalmente no Nordeste.

Por fora, o maxixe não parece muito convidativo, sua aparência verde e cheia de espinhos pode espantar, mas por dentro, ele tem um polpa firme e um sabor com toque de acidez que lembra o pepino.

Continua depois da publicidade

Mesmo sendo utilizado em muitos pratos no Nordeste, no restante do país o maxixe é pouco escolhido para a rotina alimentar diária, o que faz com que ele vire um alimento rico em vitaminas e propriedades benéficas que é deixado de lado.

E o que o maxixe tem de bom?

Um estudo do Instituto Federal do Piauí, publicado na Revista Saúde em Foco, analisou as propriedades nutricionais do maxixe.

Segundo a análise, o maxixe é rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo, apresenta atividade antioxidante no combate aos radicais livres e não possui efeito tóxico ao organismo.

Continua depois da publicidade

Além disso, 95% do maxixe é água, o que transforma o vegetal em importante aliado para hidratação.

Como preparar o maxixe?

A aparência do maxixe pode provocar resistência, mas ele é muito fácil de preparar. Primeiro é preciso lavar muito bem os vegetais, depois disso, ele pode ser cozido com carnes, feijão, ou até mesmo usado em saladas.

Com um sabor único e ácido, o maxixe é versátil na cozinha. Ele combina com azeite, coentro, pimentões e até leite de coco, dependendo da receita. É possível fazer de ensopados a moquecas com maxixe, adicionando sabor e nutrientes.

Você pode se interessar em ver também se é anemia ou falta de energia? Os melhores substitutos para fígado e coração de frango.

Continua depois da publicidade