O verão ainda não começou oficialmente, mas os dias de Sol e calor intenso já chegaram. Nesse período, para quem dirige ou para os passageiros, é impensável andar de carro sem usar o ar condicionado. Mas uma preocupação dos motoristas nessa época é: como manter o veículo climatizado sem gastar muito combustível? Bom, existem alguns truques para resolver essa equação.
Continua depois da publicidade
É inegável e inevitável que o uso do ar condicionado afeta o desempenho do veículo, já que exige mais força do motor, e é justamente esse esforço extra que faz com que o consumo de combustível aumente durante o uso.
Mas, como vimos, algumas práticas simples podem fazer com que esse consumo extra não seja tão elevado, permitindo aos motoristas e passageiros aproveitarem uma viagem agradável e confortável, com o carro climatizado, sem se preocupar em gastos excessivos.
Primeiro passo: mantenha a manutenção em dia
Nunca é demais lembrar: as manutenções e revisões do veículo precisam estar em dia, pois essa medida ajuda a manter todos os sistemas do carro funcionando de forma adequada. Além disso, as revisões identificam problemas que, por vezes, são imperceptíveis aos motoristas. E isso não é diferente com a refrigeração e a climatização.
Manter os filtros limpos, as passagens desobstruídas e todos os componentes conservados é fundamental para que o sistema de climatização do veículo atue de forma correta, exigindo a menor força possível do motor e, sobretudo, preservando a saúde de motoristas e passageiros.
Continua depois da publicidade
3 dicas para usar o ar condicionado do carro
Além da manutenção, existem outras práticas que o motorista pode usar no dia a dia para evitar que o uso do ar condicionado se torne um problema pelo excesso no consumo do combustível. São atitudes que podem ser tomadas antes e durante a viagem, básicas, mas que garantem conforto e evitam gastos.
1 – Ventile o carro naturalmente
Essa é a primeira coisa que deve ser feita pelo motorista antes de iniciar a viagem, especialmente em dias quentes – e se o carro estiver parado sob o Sol há muito tempo. Recomenda-se, antes de sair, deixar as portas abertas por alguns minutos.
Isso faz com que o ar quente acumulado no interior do veículo saia. Assim, quando o ar condicionado for acionado, fará menos força para gelar o interior do carro, exigindo menos do motor e, consequentemente, diminuindo o consumo de combustível.
2 – Não use o ar condicionado com as janelas abertas
Muitos motoristas possuem o hábito de, nos dias de calor, andar por alguns minutos com o ar condicionado ligado e as janelas abertas, acreditando que, assim, a temperatura do carro vai diminuir mais rapidamente.
Continua depois da publicidade
Essa prática, na verdade, faz com que o ar condicionado trabalhe por mais tempo e de maneira mais intensa enquanto os vidros estão abertos, gastando mais combustível e, por vezes, fazendo com que a temperatura do interior do veículo demore a diminuir.
Em dias extremamente quentes, também pode ser útil rodar alguns minutos com as janelas abertas e o ar desligado. Essa prática deve ser aplicada naqueles dias de calor extremo, onde logo ao entrar no carro e sentar no bancos ou encostar no volante já represente um grande desconforto.
Andar com o carro com as janelas abertas faz o ar circular naturalmente, retirando o “bafo” do interior do veículo e fazendo uma espécie de pré-refrigeração. Assim, quando o ar condicionado for ligado, o veículo já vai estar em uma temperatura mais amena e o motor não será tão exigido.
3 – Evite usar a temperatura mínima por longos períodos
Outra dica importante é nunca usar o ar condicionado na temperatura e na potência máxima por muito tempo. Isso pode até acelerar a refrigeração, mas aumenta consideravelmente o esforço do motor para alimentar os sistemas do ar condicionado, ocasionando em uma queima de combustível elevada.
Continua depois da publicidade
O ideal é, assim que o interior estiver com um clima agradável, ajustar a temperatura e diminuir a potência para diminuir o esforço do motor e manter a refrigeração.
Ar condicionado é necessidade, não luxo
É importante lembrar que, apesar de aumentar o consumo de combustível, usar o ar condicionado do carro está deixando de ser apenas uma questão de conforto. Em um planeta cada vez quente, esse item é cada vez mais necessário, inclusive para a saúde de motoristas e passageiros.
Usando com sabedoria, aplicando as dicas que listamos e mantendo a manutenção em dia, o consumo extra não vai representar um grande prejuízo no orçamento.
Além disso, há outras formas de economizar combustível durante o uso do veículo que podem compensar esse gasto extra com o ar condicionado. Não é necessário abrir mão do conforto.
Continua depois da publicidade





