Precisar usar o notebook, seja para estudo, uma pesquisa rápida ou até mesmo para assistir a um filme ou série, e perceber que ele está lento, é uma experiência bem desagradável. Muitas vezes, essa lentidão ou as famosas “travadas” causam prejuízos, desgastes e transtornos desnecessários e que não aconteceriam se o equipamento ou a provedora de internet estivessem em condições ideais.
Continua depois da publicidade
O que muitos usuários não percebem é que a lentidão, na maioria dos casos, não se deve a um defeito físico ou a uma internet lenta, mas sim ao acúmulo de anos de uso. A cada instalação, download ou navegação, o sistema operacional acumula arquivos temporários, processos inúteis em segundo plano e programas que insistem em carregar automaticamente. Com o tempo, essa “sujeira digital” sobrecarrega a memória RAM e o processador, prejudicando o desempenho da máquina e deixando várias funções mais lentas.
A boa notícia é que você não precisa ser um técnico de informática para reverter essa situação. Com algumas ações rápidas e simples, é possível liberar recursos valiosos do sistema e restaurar a performance original do notebook.
Preparamos uma lista de três ajustes práticos que você pode fazer agora mesmo para otimizar o desempenho do notebook, melhorando a produtividade e eliminando o estresse causado pelas falhas e interrupções.
3 dicas para melhorar o desempenho do notebook
Controle a Inicialização Automática de Programas
Continua depois da publicidade
- O que fazer: acesse o Gerenciador de Tarefas e navegue até a aba “Inicializar“. Desative os aplicativos que não são essenciais e que se configuram para carregar junto com o sistema operacional. Esta ação evita que a memória RAM e a CPU sejam sobrecarregadas logo no boot.
Realize uma Limpeza de Disco regularmente
- O que fazer: utilize a ferramenta nativa de Limpeza de Disco do sistema operacional para eliminar arquivos temporários, caches e conteúdos obsoletos da lixeira. Adicionalmente, é recomendável manter a Área de Trabalho e a pasta Downloads organizadas e com volume reduzido de arquivos, pois o excesso nessas áreas pode impactar a velocidade de carregamento.
Gerencie aplicativos em segundo plano
- O que fazer: abra o Gerenciador de Tarefas (no Windows, use Ctrl+Shift+Esc) e verifique a aba Processos. Identifique e finalize a tarefa de softwares que não estão em uso ativo, mas que estão consumindo memória RAM e CPU em segundo plano, liberando recursos importantes para as tarefas atuais.
Mantenha o notebook atualizado
Uma outro dica fundamental para o bom funcionamento do notebook é manter o sistema operacional e os aplicativos mais utilizados sempre atualizados. Isso evita com que alguns programas encontrem dificuldade para se comunicar e interagir com esses softwares, o que causaria uma grande lentidão e travamentos inesperados.
Continua depois da publicidade
Além dos cuidados já listados aqui, como limpeza de disco, de caches e gerenciamento de aplicativos, manter o notebook atualizado é um cuidado básico e fundamental para a vida útil do equipamento.
A manutenção da velocidade e do desempenho de um notebook não requer intervenções técnicas complexas, mas sim a adoção de uma rotina de cuidados digitais. Ao aplicar estas três estratégias simples – controlar a inicialização, realizar limpezas regulares e gerenciar processos em segundo plano –, o usuário garante que o sistema operacional utilize seus recursos de forma eficiente.





