A CSNA, a agência espacial da China, finalmente divulgou novas imagens do 3I/Atlas, o cometa interestelar que está movimentando a comunidade científica. As fotos foram tiradas no início de outubro, pela câmera de alta resolução instalada na sonda Tianwen-1, que orbita Marte desde fevereiro de 2021.
Continua depois da publicidade
Os registros foram feitos quando o cometa 3I/Atlas se aproximou de marte, no início de outubro. No momento da foto, o objeto interestelar estava a “apenas” 30 milhões de quilômetros da sonda, gerando uma das observações mais próximas já feitas.
É importante reforçar que a sonda e os equipamentos fotográficos foram projetados para capturar e observar a superfície de Marte, o que impacta na qualidade das imagens. Fato, porém, que não impede que o material revelado pela agência nacional chinesa forneça informações preciosas sobre o cometa interestelar.
Veja as imagens do 3I/Atlas
Os cientistas da CSNA usaram a sequência de imagens para criar gifs e animações (baseadas nas imagens capturadas) para representar a trajetória do 3I/Altas e a proximidade com a sonda Tianwen-1, além das respectivas posições no momento da fotografia.
Continua depois da publicidade
O que as imagens revelam
As imagens e os dados obtidos pela sonda chinesa, projetada para observar Marte, ornecem uma geometria de visão única, complementando os telescópios terrestres. As descobertas recentes apontam para o cometa como sendo dominado por dióxido de carbono (CO₂) em sua coma, o que é atípico em comparação com os cometas do Sistema Solar.
Esse fenômeno, juntamente com a aceleração incomum, sugere que o 3I/Atlas está passando por uma perda de massa não explicada apenas pela gravidade e pode ter tido sua composição alterada por bilhões de anos de exposição a raios cósmicos galácticos, formando uma crosta refratária dominada por CO₂. Assim, o cometa oferece uma janela valiosa para o estudo da composição de gelos e materiais de outros ambientes estelares.





