Se você é do time que não entende como é possível manter uma rotina de cuidados com a pele com vários produtos e processos, aplicados de manhã e à noite, todo santo dia, pode ficar em paz: você não está só. E nem precisa sofrer achando que não se cuida muito bem. Aquela tendência conhecida como skincare coreano, com mais de uma dezena de passos e potinhos que enchem a bancada do banheiro, parece estar cada vez mais distante de se colocar em prática, ao menos para mais e mais pessoas.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

“Muitos pacientes chegam ao consultório e já avisam logo que não querem ficar passando creme toda hora, porque não têm tempo e acabam jogando tudo fora. São pessoas ocupadas que querem algo mais simples e, ao mesmo tempo, eficiente”, conta Renata de Ávila, médica dermatologista com foco em beleza natural.

Skincare minimalista

Recentemente, até a plataforma de tendências WGSN constatou um crescente movimento em busca de cuidados mais descomplicados, chamado skinimalismo, que nada mais é do que escolher poucos e bons produtos. Para a indústria cosmética (sempre superlativa na oferta de produtos), essa mudança pode até ser mais um nicho para novos lançamentos. Não importa.

O interessante é essa percepção de que não precisamos gastar rios de dinheiro em produtos, ter mil dúvidas na hora de usá-los e jogar parte da “coleção” no lixo quando a validade expira. Isso sem falar na questão ambiental que envolve, entre outros problemas, o impacto da fabricação desses produtos e do descarte das embalagens – um mar de plástico.

Continua depois da publicidade

Sim, cuidar da pele pode ser algo mais tranquilo. E não é à toa que o conceito de minimalismo tem aparecido mais nesse universo do bem-estar. A ideia aqui é reduzir o consumo ao estritamente necessário, ao essencial, em nome de uma simplicidade consciente, que busca um autocuidado equilibrado, sem exageros.

“Imagina a rotina de uma mãe no puerpério ou de uma jovem na faculdade… enfim, da maioria das mulheres hoje em dia. A rotina precisa ser prática, e o skincare minimalista é isso: praticidade”, diz a dermatologista defensora da cosmética clean com fitobotânica Patricia Silveira, que comanda a clínica Derma Green.

Passo um: fazer boas escolhas

Tudo começa com a seleção dos produtos. “Para ser bom, precisa ter bons ingredientes, mais naturais, sem componentes prejudiciais para a nossa saúde e a do planeta”, reforça Patricia. Depois, vale a pena aproveitar as multifuncionalidades de alguns itens para reduzir a lista de compras. “É possível escolher um creme corporal que também pode ser o hidratante para as mãos ou um balm labial que sirva ainda para a área dos olhos”, explica a dermatologista.

> Remova a maquiagem sem danificar a pele

Consulte um dermatologista para te ajudar

Além disso, é recomendável contar com a ajuda de um profissional da área, especialmente se você está começando a pensar no assunto ou quer transformar os cuidados com a pele. “O ideal é sempre consultar um dermatologista. Não dá para esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano, e cuidar dela previne doenças e ajuda a manter a saúde”, reforça Renata.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, consultar um especialista também permite soluções personalizadas, como cremes com multifunções que são manipulados especificamente para cada paciente. Além disso, “exagerar nos produtos e tratamentos pode levar à acne cosmética, que dá um ‘tilt’ na pele, uma reação causada pelo excesso de cremes ou por ingredientes ruins que geram poros muito dilatados, irritação, vermelhidão, alergias etc.”, completa Renata.

Mulher sorrindo de olhos fechados passando protetor no rosto
Pensar em processos básicos ajuda a cuidar da pele de forma simples (Imagem: RomarioIen | Shutterstock)

Apenas o essencial

Adotar uma rotina simplificada para cuidar da pele implica pensar nos processos básicos a serem realizados pela manhã e à noite. “De manhã, se você dormiu com a pele limpa, não precisa lavá-la. Basta tonificar, hidratar (se a pele for seca) e aplicar um protetor solar”, sugere Patricia. Já Renata recomenda usar um sabonete de limpeza, um hidratante ou sérum e o produto com fotoproteção.

“É sempre bom reaplicar o protetor solar na hora do almoço”, ela ressalta. À noite, os cuidados focam mais a limpeza da pele (que suou, foi exposta ao sol, poluição e maquiagem) e a hidratação. “A limpeza pode ser feita em duas etapas. Antes do banho, uma água micelar ou um cleasing oil ajuda a
retirar a maquiagem. Depois, um sabonete com partícula esfoliante limpa e remove as células mortas”, indica Patricia. Na sequência, ela aconselha usar um tônico, que pode ser um blend de hidrolatos e extratos vegetais, e um bom hidratante.

Cuidados noturnos

Para quem desejar, no período noturno é possível, ainda, agregar um creme de tratamento após a hidratação. “Isso vai depender do que cada pessoa busca e precisa. Pode ser um creme antiacne, um produto para suavizar manchas ou um anti-idade, por exemplo”, comenta Renata. Em resumo, três passos feitos com bons produtos são suficientes para ter a pele saudável. O mais importante é manter a constância para criar, de fato, uma rotina de skincare.

Continua depois da publicidade

> 8 produtos que ajudam a deixar os cabelos perfeitos

Influência dos hábitos saudáveis

Vale lembrar que cuidar da pele é apenas uma parte de um autocuidado mais amplo. Segundo Patricia, não adianta usar ótimos produtos e manter uma alimentação repleta de ultraprocessados ou não dormir bem. “A pele é o topo do iceberg. Sem essa sintonia com a alimentação e outros hábitos saudáveis, nenhum tratamento será consistente, inteligente e sustentável”, ela pondera.

Renata acrescenta: a pele é reflexo do nosso estilo de vida. “Ela é um termômetro da nossa saúde e, por isso, precisamos de um olhar 360 graus, que avalie deficiências de micronutrientes, atividade física, sono, tipo de alimentação e por aí vai”. Por fim, a lição é: quanto mais bem tratada a pele estiver de dentro para fora, mais simples, potente e eficiente será o seu skincare minimalista.

*Por Giuliana Capello – Revista Vida Simples

Jornalista e minimalista no uso de cosméticos. Aprecia a coragem das mulheres que encaram o mundo com suas belezas naturais.

Leia também

4 cuidados essenciais para proteger a pele durante o outono

Saiba como evitar lesões durante a prática de atividade física

7 truques de maquiagem para iniciantes

Destaques do NSC Total