A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Ao todo, serão 6,3 milhões de contribuintes contemplados e R$ 11 bilhões em restituições.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Esse será o maior lote da história em número de contribuintes e em valor, com contemplação também de restituições residuais de anos anteriores. 
Os valores irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
O total de 6.257.108 contribuintes contemplados neste lote está distribuído em:
- 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 2.346.445 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
- 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Continua depois da publicidade
Os pagamentos serão feitos a partir de 30 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para declaração. O valor será enviado para a conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do Imposto de Renda.
Como consultar
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. É preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Outra possibilidade é fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Continua depois da publicidade
Malha fina
Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência na declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se caiu na chamada “malha fina”. Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida. Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
*Com informações da Agência Brasil e do g1.
Leia também
IR 2025: A 15 dias do fim do prazo, SC tem mais de 1 milhão de declarações pendentes