nsc
nsc

Negócios SC

Veja dados essenciais para entender o consumidor em Santa Catarina

Saiba o que você precisa para tomar decisões estratégicas no seu negócio

22/03/2022 - 08h29

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Entenda como será o consumo na Páscoa
Entenda como será o consumo na Páscoa
(Foto: )

Como anda sua dieta de dados? Afinal, é preciso se alimentar de boas informações para crescer nos negócios.

Nesse aspecto, o Negócios SC foi um prato cheio nessa última semana, com direito a uma sobremesa de Páscoa antecipada. Vimos como o público pretende comprar na data, como ele se comporta ao longo do ano e até as diferenças entre as gerações de catarinenses. Aproveite!

Expectativas para a Páscoa

O brasileiro voltará a se reunir na Páscoa. Em 2022, 76% dos consumidores pretendem celebrar a ocasião, de acordo com uma pesquisa do Instituto Behup para a Globo. O almoço em família será prioridade na data, mas o presente também está garantido — e com bastante antecedência: 44% das pessoas devem comprá-lo entre um mês e 15 dias antes da Páscoa. O motivo dessa antecipação? Economizar.

Saiba mais sobre as vendas na Páscoa 2022.

Olhando além da sazonalidade

Estamos de olho também nas vendas não sazonais. Nesse sentido, uma pesquisa da Fecomércio, em parceria com Sesc e Senac, mostra como os catarinenses se comportam nas compras ao longo do ano. Por sinal, você sabia que apenas 6,8% do público no Estado compra exclusivamente em lojas físicas? Isso quer dizer que quem não está on, está fora da disputa.

Veja os destaques da pesquisa de comportamento.

Como pensam os catarinenses?

As diferentes gerações de catarinenses são mais próximas ou mais distantes do que se imagina? Um estudo da equipe de Inteligência de Mercado da NSC ajuda a responder essa questão. O fato é que, para cada faixa etária, as marcas precisam de uma estratégia de comunicação de acordo. Por exemplo, enquanto os nascidos entre as décadas de 1960 e 1970 preferem a estabilidade das marcas mais conhecidas, os nascidos a partir de 1995 buscam marcas divertidas e inovadoras.

Descubra os insights do estudo sobre as gerações em SC.

O crescimento dos podcasts

Falamos ainda sobre o consumo de podcasts no Brasil. O formato encontrou um lar entre os brasileiros, tanto que o País já aparece no pódio mundial dos maiores mercados de ouvintes. Igualmente importante é o impacto disso para as marcas, que estão desbravando as vantagens de se conectar com um público interessado e fiel.

Fique por dentro das vantagens da publicidade em podcast.

Convite especial para empreendedores

Está sentindo que 2022 é o ano da virada? Então fortaleça suas chances de sucesso no Empreende Brazil Conference. O evento reunirá palestras, workshops, feira de negócios e networking no dia 28 de maio, em Florianópolis, e é uma ótima oportunidade para se desenvolver como profissional e empreendedor. Quer saber mais?

Tire suas dúvidas sobre o evento e como se inscrever.

A escola que prepara para o mundo

Para completar, ouça no podcast Negócios SC a entrevista com Elza Giostri, diretora da Coree International School, a Escola Internacional de Joinville. No programa, ela fala sobre os diferenciais de uma educação que prepara os alunos desde cedo para serem cidadãos do mundo. Também participa da conversa Omar Ghanem, diretor-presidente do Instituto Coree, mantenedor da escola.

Ouça o episódio no Spotify, Deezer e SoundCloud.

Acompanhe as novidades do Negócios SC também no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Leia também

BBB22 em dados: 1 em cada 3 catarinenses acompanha o programa

Conheça 3 soluções da NSC para vender mais em Santa Catarina

Colunistas