nsc
dc

ENSINO PÚBLICO

UFSC e Udesc: Confira como estão processos seletivos de inverno para vagas de graduação

UFSC possui 594 vagas abertas para 28 cursos de graduação e a Udesc oferece oportunidade para 1.040 estudantes em 37 cursos

05/07/2022 - 11h12

Compartilhe

Mariana
Por Mariana Passuello
Universidades públicas oferecem vagas de graduação para o segundo semestre de 2022.
Universidades públicas oferecem vagas de graduação para o segundo semestre de 2022.
(Foto: )

A seleção especial de vagas remanescentes da UFSC e o vestibular de inverno da Udesc estão com etapas em andamento. Os próximos dias serão decisivos para candidatos que buscam uma vaga em cursos de graduação nas instituições públicas de ensino do Estado. Entre as duas universidades, são ofertadas mais de 1,6 mil vagas em 65 cursos. 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Seleção da UFSC

Para preencher 594 vagas não ocupadas no Vestibular 2022, o Processo Seletivo Especial/Vagas remanescentes da UFSC aplicará uma prova. O exame está marcado para 10 de julho, das 14h às 19h, e será realizada em uma única etapa em cinco cidades catarinenses. 

No dia da avaliação, os candidatos devem se apresentar no local da prova das 13h às 13h45. Até 11 de julho, os inscritos poderão apresentar recursos ao gabarito, que será publicado no site da seleção depois da realização do exame.

As inscrições para os 28 cursos disponíveis foram finalizadas em maio. A relação de vagas abertas por modalidade de ingresso na universidade e Política de Ações Afirmativas está disponível no edital retificado do processo. 

A confirmação de inscrição definitiva dos candidatos pode ser visualizada no site da instituição. A UFSC ainda não divulgou quando irá publicar o resultado da seleção.

Vestibular da Udesc

Para os candidatos do Vestibular de Inverno 2022/2 da Udesc, o listão dos classificados em primeira chamada será publicado no dia 12 de julho. Os nomes dos candidatos aprovados em lista de espera também serão anunciados na data pelo site do processo seletivo.

Ao todo, foram 5.743 candidatos inscritos para 1.040 vagas em 37 cursos de graduação localizados em oito cidades catarinenses. 

Nesta edição, a universidade utilizou dois critérios de seleção: avaliação da média final geral do ensino médio e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021.

O período de matrícula dos aprovados inicia na data de convocação dos estudantes e termina no dia 15 de julho. A homologação final da matrícula da primeira chamada está marcada para 27 de julho. O processo da segunda chamada vai iniciar logo em seguida, no dia 28. 

Colunistas