O Carnaval é certamente a festa que mais move o povo brasileiro. Entre sexta e terça-feira, são dias de muita festa, alegria, danças e blocos. Assim, muita gente pode exceder um pouco os limites do seu corpo, e acaba só sentindo na Quarta-feira de Cinzas. Continue a leitura para ler dicas para se recuperar do Carnaval.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Confira dicas infalíveis para se recuperar do Carnaval

Beba café para diminuir a ressaca

Além de beber bastante água, descansar e ter uma alimentação leve, tomar uma ou mais xícaras de cafezinho pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool no corpo e ajudar na recuperação do Carnaval. Isto pois um dos benefícios da bebida, segundo o Hospital Albert Einstein é dilatar os vasos sanguíneos. Assim, faz com que o álcool seja eliminado mais rápido. 

Continua depois da publicidade

Dê um passeio leve e beba água se comeu demais

Muita gente vai em festas que são open food no Carnaval, e além de beber demais acabam comendo demais. Apesar de não ser tão falado quanto a ressaca do álcool, o mal-estar do excesso de comida é tão desconfortável quanto. Para isso, o site especializado Web MD algumas das recomendações é dar uma leve caminhada, pois isso facilita a digestão.

Porém, vá devagar, além de estar cansado do fim de semana, muito exercício pode levar o sangue para outras partes do corpo e desacelerar o processo digestório. Além disso, se hidratar é outro ponto fundamental da recuperação, além de repor os líquidos perdidos em possíveis quadros de diarreia pode ajudar a diminuir o nível de sal do seu corpo, consumido durante as refeições. 

Faça exercícios leves nos dias seguintes

De forma geral, quem curte intensamente o Carnaval se movimenta muito nos dias de festa. Já que anda atrás dos trios elétricos e dos blocos, dançando e atravessando a pé as ruas das grandes cidades.

Continua depois da publicidade

Então, é muito comum que o corpo sinta o excesso de exercícios e movimentos por dias seguidos. De acordo com o site Healthline, o recomendado é fazer exercícios mais leves nos dias seguintes. Assim, você não perde o condicionamento físico e dá tempo para a musculatura se recuperar.

Contudo, não exagere, tire a quarta-feira de cinzas para descansar também, seu corpo e sua mente vão agradecer depois de dias e noites de tanta festa.

Massagem para aliviar dor nos pés

Seguindo a mesma linha dos exercícios leves, é muito provável que você sinta dor nos pés se ficar muito tempo em pé nos bloquinhos. Por isso, ter uma forma eficiente de aliviar essa dor para recuperar após o Carnaval pode facilitar muito sua rotina.  De acordo com o site Harvard Health, da famosa Universidade que nomeia o portal, uma boa massagem para dor tem o seguinte passo a passo.

Continua depois da publicidade

  • Sente em uma cadeira confortável, traga sua perna e seu pé direito e apoie na sua coxa esquerda;
  • Despeje alguma loção de pele ou óleo em sua mão, massageie suavemente todo seu pé, inclusive dedos, calcanhares e a planta do pé;
  • Faça uma massagem mais profunda, pressione os nós dos dedos da mão direita no pé esquerdo. Se preferir, trabalhe os músculos e a pele do pé ao segurá-lo com as mãos e pressionar o pé com o polegar, apertando a pele;
  • Usando as mãos, estique os dedos dos pés, com movimentos de separação e para frente e para trás. Isso alonga suavemente os músculos da região;
  • Por fim, repita o processo com o pé esquerdo, apoiado na coxa direita.

Leia também

10 hábitos que ajudam a prevenir a enxaqueca

7 cuidados importantes com a alimentação de crianças veganas

Destaques do NSC Total