O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos para 16 estados e o Distrito Federal até as 10h desta quarta-feira (5). São dois avisos distintos que alertam para chuvas intensas ou temporais que podem chegar aos 50 milímetros de chuva por dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Há, ainda, risco de queda de granizo em algumas regiões.

Continua depois da publicidade

O primeiro alerta, de chuvas intensas, foi publicado às 9h20min desta terça-feira (4) e reúne várias partes do país (leia abaixo). Depois, às 10h, o Inmet emitiu outro alerta amarelo, desta vez para tempestades. Nelas, além das chuvas intensas e ventos fortes, pode ocorrer também a queda de granizo.

Os dois avisos cobrem praticamente todo o país, com regiões que vão do Norte ao Sul do Brasil. No Centro-Oeste, aparecem áreas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, reunindo desde o Centro e Sul Goiano até o Pantanal e o Norte mato-grossense. Em Minas Gerais, o recorte passa pelo Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Sul/Sudoeste e pela Grande Belo Horizonte. A Bahia entra com o Sul, o Centro Sul e o Vale São-Franciscano, enquanto o Tocantins e o Maranhão aparecem em suas porções centrais e meridionais.

No Sudeste, o Espírito Santo está representado do litoral ao interior; São Paulo soma polos como Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba e a Região Metropolitana; e o Rio de Janeiro aparece do Norte Fluminense às Baixadas e ao Vale do Paraíba. No Sul, o Paraná reúne áreas do Noroeste ao Oeste, e no Norte do país, há presença de regiões do Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Veja as recomendações do Inmet

O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura. Cada cor corresponde a um nível de risco e grau de severidade do evento, com o alerta amarelo indicando risco moderado, o laranja, risco alto, e o vermelho, risco muito alto.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco