Dá para imaginar que a concorrência para estudar medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com quase 77 estudantes para cada vaga no último vestibular, é maior do que para ser parlamentar pelo Estado, com cerca de 20 candidatos por cada cadeira catarinense na Câmara dos Deputados, ou até para se tornar chefe da República, com 13 nomes na disputa por uma única faixa presidencial?
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Ou vale se questionar por qual razão as mulheres são minoria entre as candidaturas em Santa Catarina, com 329 concorrentes (33% do total) contra 660 homens, se são maioria em todos os outros números do Estado nas eleições de 2022, como o de mesários (42.754) e de eleitores (2.849.469), equivalente a 67% e 52% do total, respectivamente.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
O Diário Catarinense reuniu esses e outros curiosos números das eleições gerais deste ano, consolidados até o início desta semana. É o caso do que trata da quantidade de eleitores em Santa Catarina com mais de 100 anos de idade: são 3.607 nesta condição.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
É mais que o dobro do número total de votantes de Santiago do Sul (1.442), cidade no Oeste Catarinense que tem o menor colégio eleitoral do Estado. Ela é parte dos 295 municípios catarinenses que vão receber votação no pleito atual, com 18.528 urnas eletrônicas distribuídas por todos eles. Veja mais dados abaixo.
*
Leia mais
Financiamento de campanhas em SC tem queda de doações e sumiço de vaquinhas
Campanhas ao governo de SC têm verba pública dobrada e já superam gastos de 2018
O que candidatos ao governo de SC propõem em resposta à crise climática?