O gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025 vai ser divulgado nesta quinta-feira (13). Os candidatos poderão acessá-lo pela internet, no site oficial do exame.

Continua depois da publicidade

Cerca de 3,5 milhões de candidatos fizeram o primeiro dia de prova no último domingo (9), que teve avaliações nas áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação. O tema da redação foi: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

O Enem continua no próximo domingo (16), com as provas de ciências da natureza e matemática.

Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais vão ter a prova reaplicada nos dias 16 e 17 de dezembro. Por conta da realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Pará, os candidatos das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, farão a prova em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Apesar da divulgação do gabarito, que permite ao candidato saber a quantidade de questões que acertou no Enem, ele só terá acesso à nota final em janeiro de 2025. O exame usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação das 180 questões objetivas.

Continua depois da publicidade

Como acessar

  • Acesse o site oficial do exame
  • Em “Aplicação regular” e depois “1º dia”, escolha o caderno da prova que você fez (ex.: amarelo, azul e verde)
  • Clique em “Gabarito”

Como é calculada a nota do Enem

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A Teoria da de Resposta ao Item (TRI) consiste em um conjunto de modelos matemáticos. Esses modelos representam a relação entre a probabilidade de o participante responder uma questão de forma correta e o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado. A TRI também considera as características e grau de dificuldade das questão.

Por exemplo: se uma pessoa acerta as questões mais difíceis da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias”, mas erra as mais simples, a avaliação da nota pela TRI pode ser diferente do cenário em que a pessoa acerta quase todas, mas erra as mais difíceis, já que, em tese, para ter o conhecimento mais avançado, a pessoa já aprendeu o mais simples. Assim, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) segue três parâmetros de avaliação.

Continua depois da publicidade

  • Discriminação: critério que vai diferenciar os participantes que têm domínio do que é avaliado na questão dos que não dominam;
  • Dificuldade: critério que avalia a complexidade da questão. Neste ponto, quando maior o valor, mais difícil é o item;
  • Acerto casual: este critério engloba a probabilidade de um participante acertar a questão na base do “chute”, ou seja, sem dominar a habilidade avalidada.

Além disso, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) também aponta o critério de número de acertos elevado terá uma nota mais alta do que uma pessoa com poucos acertos.

Para estruturar a prova do Enem, considerando os valores destes três parâmetros e do número de acertos, o Inep realiza diversos testes a nível nacional. Além disso, a autarquia mantém um banco de itens para cada área de conhecimento avaliada com o objetivo de manter a prova equilibrada do ponto de vista do ano e comparativamente em relação a edições anteriores.