Especialistas e dermatologistas recomendam o uso de protetor solar sempre antes de sair de casa, independente do nível de incidência solar, Porém, muitos de nós apenas passamos o protetor solar antes de eventos como uma ida à praia, piscina ou exposição direta à luz solar. Continue a leitura para entender o que de fato acontece na pele quando você utiliza esse produto de forma adequada.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que acontece ao aplicar protetor solar na pele?

*Fotos: Banco de imagens

Continua depois da publicidade

  1. Absorção de UV: O protetor solar contém ingredientes ativos que absorvem ou refletem os raios UV, evitando que eles penetrem na pele. Os ingredientes ativos mais comuns são compostos orgânicos (filtros químicos) e minerais (filtros físicos).
  2. Prevenção de queimaduras solares: O principal objetivo desse produto é evitar que sua pele queime quando exposta ao sol. A exposição excessiva aos raios UV pode causar danos imediatos à pele, resultando em queimaduras solares.
  3. Proteção contra danos na pele: Além de prevenir queimaduras solares, o uso de protetor solar pode ajudar a prevenir danos mais profundos na pele, como rugas prematuras, envelhecimento precoce e até mesmo reduzir o risco de câncer de pele.
  4. Hidratação: Muitos protetores solares contêm ingredientes hidratantes e emolientes que ajudam a manter a pele hidratada e suave. Isso é especialmente importante porque a exposição ao sol pode ressecar a pele.
  5. Redução do risco de hiperpigmentação: O uso regular do protudo pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de manchas escuras na pele, conhecidas como hiperpigmentação, que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol.

Por que usar o protetor solar todos os dias?

Ainda que tenha “solar” no nome, utilizar o protetor mesmo em dias nublados é muito importatante, pois os raios UV ultrapassam as nuvens proporcionando o risco de causar danos À pele. É importante destacar que mesmo aqueles que trabalham em ambientes fechados, como escritórios, devem se proteger, pois os raios UV podem passar pelo vidro das janelas e, em muitos casos, a exposição à luz artificial também pode danificar a pele.

Leia também

Saiba do que é feita a água micelar

Os remédios proibidos para quem está com dengue

Receitas doces com Whey Protein para ganhar massa muscular

Destaques do NSC Total