O primeiro dia de inverno não teve temperaturas negativas, nem geada se formando. Mas os amantes do frio podem ficar tranquilos que a primeira neve desta estação, que começou nesta sexta-feira (20), aparentemente já tem data para acontecer. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, tudo indica que o fenômeno deve realmente marcar presença no Estado no começo da próxima semana.

Continua depois da publicidade

O fim de semana começou com temperaturas baixas, porém nada fora do comum. A mínima no amanhecer deste sábado (21) foi de 4,5°C em Urupema. A presença da chuva na região impediu a formação de geada. O restante do dia deve ser marcado pelo sol. Entretanto, no domingo (22), ele já perde espaço para os temporais, que devem trazer chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo.

O alerta vale, principalmente, do Oeste ao Sul de Santa Catarina. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais, conforme a Defesa Civil. 

A chuva intensa e volumosa deve avançar para o restante do Estado entre a manhã e a tarde de segunda-feira (23), inclusive com possibilidade de alagamentos e enxurradas. A instabilidade se afasta no fim do dia e uma massa de ar frio de origem polar favorece uma queda significativa das temperaturas, com valores negativos em áreas do Meio-Oeste e na Serra, onde não se descarta o registro de neve. 

Se o fenômeno se confirmar, será a primeira vez neste inverno. Ele já deu o ar da graça no fim do maio, encantando moradores e turistas da Serra (veja nas fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (24), o tempo firme e o frio devem predominar. No amanhecer são esperadas temperaturas abaixo de 0°C em diversas regiões e mínimas de 3°C a 8°C no litoral. À tarde, os termômetros não passam dos 15°C em SC. A manhã da quarta-feira (25) ainda será de bastante frio, mas à tarde os termômetros se aproximam dos 20°C. 

Leia também

Como será o inverno de 2025 em Santa Catarina