A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Febrave) em Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira que a venda de veículos no Estado cresceu em 2009. O balanço aponta que foram comercializados 234.338 unidades no ano passado, o que representa 5,49% de crescimento em relação a 2008.
Continua depois da publicidade
No levantamento também consta que a frota catarinense passou para 3,1 milhões de automóveis circulando nas estradas do Estado. As vendas cresceram 26% em 2009, segundo a pesquisa. Confira os números na tabela abaixo.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Sérgio Ribeiro Werner, o mercado catarinense superou as expectativas de vendas. Já o balanço do país, houve queda de 0,12% na venda de veículos no mesmo período.
IPI
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é apontado por Werner como um dos motivos que impulsionou a venda, além da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em 2008 (FGTS):
Continua depois da publicidade
– A redução do IPI foi fundamental para que o mercado reagisse à crise mundial. O governo federal pode ter a prova de que menos impostos resultam em mais arrecadação – acrescenta o presidente. Em Santa Catarina, os números positivos são atribuídos à liberação do FGTS no final de 2008.
Dezembro
As vendas em dezembro em Santa Catarina foram 19,03% maiores do que em novembro. No período, foram comercializadas no estado 23.596 unidades. Os ônibus representaram o maior número nas vendas: 200%, segundo a Fenabrave. Também tiveram aumentos significativos os comerciais leves (25,35%) e os automóveis (21,20%).