A redução dos ventos ajudou nesta segunda-feira os bombeiros do sul da Califórnia a controlar os incêndios que queimaram mais de 800 casas e obrigaram dezenas de milhares de pessoas a abandonar seus lares no fim de semana. Mais de 16.500 hectares de florestas foram queimados desde sexta-feira entre os condados de Santa Bárbara e Los Angeles devido a temperaturas próximas a 30 graus e rajadas de vento de quase 100 km/h.
Continua depois da publicidade
Os incêndios, divididos em três frentes, forçaram a evacuação de mais de 30 mil pessoas e causaram 11 feridos. Cerca de 5 mil bombeiros foram para as regiões afetadas, onde seguem trabalhando para apagar o fogo, no que aproveitam a melhora das condições meteorológicas.
– Não queremos baixar a guarda. Tudo está ditado pelo vento – disse à imprensa local Ronnie Villanueva, chefe de unidade do Departamento de Bombeiros do condado de Los Angeles.
As previsões mais otimistas das autoridades dão conta de que o incêndio de Santa Bárbara, que queimou 210 residências em um bairro luxuoso e está controlado em 95%, será totalmente apagado até o fim da tarde desta segunda-feira, pelo horário local. Os focos mais destruidores, ao nordeste e ao sudeste de Los Angeles, foram contidos em 40% na noite passada, mas calcula-se que suas chamas persistirão por diversos dias.
A fumaça propagou-se em um raio de 40 quilômetros e as cinzas cobriram veículos em áreas muito à frente do fogo, cuja causa ainda está sendo investigada. A onda de incêndios é a segunda em apenas um ano. Na anterior, a Califórnia sofreu uma das piores devastações de sua história, com 2 mil casas queimadas, mais de 600 mil pessoas desabrigadas e prejuízos superiores a US$ 1 bilhão.
Continua depois da publicidade
O fogo que vai e vem
Por que a Califórnia tem um histórico de incêndios periódicos:
> A combinação de ventos fortes, altas temperaturas e tempo muito seco é a principal razão para a propagação de incêndios na Califórnia nesta época do ano.
> Muitas vezes, o fogo tem início a partir de uma centelha provocada por raios.
> A vegetação do Estado – composta em grande parte por coníferas – funciona como material combustível, o que dificulta o controle desses incêndios.
Fonte: Mauro Valdir Schumacher, professor do Departamento de Ciências Florestais da UFSM