Cidades catarinenses registraram ventos fortes entre a tarde e a noite desta quarta-feira (5). Houve registros de queda de árvores e por volta das 20h30min mais de 6,4 mil unidades consumidoras ficaram sem energia no Estado.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil emitiu um aviso com validade entre 10h de quarta-feira e 18h de quinta (6) por conta da aproximação de uma frente fria que intensifica os ventos do quadrante sul em toda a costa. Os ventos médios variam entre 25 e 35 km/h, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
Por volta das 17h30min, um aviso para as áreas de litoral e Planalto Sul foi emitido para as próximas três horas, alertando para a chance de rajadas de vento de intensidade moderada. Outro alerta foi feito por volta das 19h30min, para ventos de intensidade moderada a forte especificamente entre as cidades de Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes, Palhoça, São José e Florianópolis.
Entre às 11h e às 17h desta quarta, as maiores rajadas de vento foram registradas na cidade de Tubarão, com 64 km/h, seguida de Siderópolis, com 61,4 km/h e Florianópolis, com 61,2 km/h.
Confira as maiores rajadas de vento

Ocorrências causadas pelo vento
Em Florianópolis, a Defesa Civil municipal afirmou que não foi acionada para ocorrências relacionadas ao vento. Sinaleiros na Avenida Prof. Othon Gama D’Eça e na Beira-Mar Norte, no Centro, estão sem funcionar, e ao menos 4,6 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica até a última atualização desta matéria.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Celesc, os problemas são consequência dos fortes ventos na cidade. A capital lidera o número de interrupções não programadas no fornecimento de energia, seguida de Itajaí (792), Criciúma (365) e Tubarão (207).
Em São José, o Corpo de Bombeiros atuou no corte de uma árvore em situação de emergência na Rua Célio Veiga, bairro Jardim Cidade de Polis. A árvore caiu sobre o telhado de uma residência depois dos ventos que atingiram a região e apresentava risco aos moradores.
Em Capivari de Baixo, no Sul do Estado, foi feito um corte de árvore no bairro Alvorada, na Rua Antônio Luis Bitencourt, depois de ela cair sobre uma casa por conta do vendaval.






