No próximo final de semana, dias 9 e 10 de dezembro, 26.040 pessoas participarão do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). O processo seletivo está ofertando cerca de 6.700 vagas, disponibilizadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Nos dois dias, as provas serão realizadas em 26 municípios de Santa Catarina, entre 14h e 19h. O acesso aos locais será permitido, exclusivamente, entre 13h e 13h45min. A Comissão Especial do Vestibular (Coperve) informa as orientações necessárias para a prova:

  • É obrigatório apresentar documento de identificação com foto;
  • Conheçam os locais das provas com antecedência. Essa informação consta no comprovante de inscrição;
  • Usar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul;
  • Os cartões-resposta, a folha oficial de redação e a folha oficial das questões discursivas deverão ser preenchidos com caneta azul ou preta. Respostas a lápis não serão aceitas ou avaliadas.
  • A orientação é que o candidato leve água em garrafa sem rótulo. O consumo de alimentos será permitido, desde que não atrapalhe os demais candidatos com barulhos, como abertura de embalagens ou mastigação.

Saiba quais são os cursos mais disputados nas universidades públicas de SC

Continua depois da publicidade

Prepare-se para a prova

O Vestibular Unificado acontece já no próximo final de semana, e o professor Alencar Schueroff, que dá aula no cursinho do Professor Ferretto relembra alguns detalhes essenciais sobre a estrutura das provas:

— No primeiro dia de prova, são 42 questões, e aí você vai ter Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ou Libras, e também a Língua Estrangeira. No segundo dia, são 40 questões, mais a Redação. Aí no segundo dia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências Humanas e Sociais Interdisciplinares. Por último, é interessante frisar que é uma prova de somatória, então você vai assinalar aquelas que você considera corretas e somar os valores referentes a cada alternativa correta.

O Professor ainda relembra sobre a estratégia de redação:

— Na redação, a UFSC sempre trabalha com mais de uma proposta, e aí você precisa escolher uma delas. No ano passado foi Carta, Manifesto ou Crônica. Lembrando que aí nós temos uma diferença em relação ao ENEM, que não teve dissertação. Talvez não tenha agora novamente. — finaliza.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

“Professores blogueiros” de SC falam sobre o Dia dos Professores; veja

Santa Catarina tem aumento de 13,8% nas inscrições do Enem 2023

Destaques do NSC Total