As obras na parte inferior do viaduto da BR-470 no bairro Fortaleza, em Blumenau, estão próximas do fim, atualizou o DNIT, responsável pelos trabalhos de duplicação da rodovia. Enquanto a liberação total não ocorre, o órgão fez um acordo com a prefeitura e autorizou a partir desta segunda-feira (24) a circulação dos ônibus em determinados horários para facilitar a rotina de quem depende do transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Passam pelo trecho as linhas 603 e 601. Desde metade do ano passado, os trajetos de ambas foram alterados, obrigando os motoristas da Blumob a darem uma volta maior por ruas do bairro Fortaleza Alta. Com o fechamento total da BR, filas quilométricas se formaram por conta do desvio às margens da rodovia. O alívio veio em dezembro, quando a parte de cima do viaduto voltou a receber a circulação de veículos.

Restou, então, a finalização na Rua Samuel Morse, que terá duas rotatórias (uma em cada lado do antigo túnel do Dorow) e as quatro alças marginais. Para isso, a viela para quem vem do Litoral foi fechada no mês passado, mudando novamente o itinerário do transporte coletivo.

Agora, então, serão necessárias mais três semanas de trabalhos para que a obra seja completamente finalizada, estima o DNIT. Ou seja, se o tempo colaborar, no começo da segunda quinzena de março moradores e visitantes poderão voltar a acessar a passagem na Samuel Morse e as alças da 470 na região.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, apenas os ônibus estão autorizados a passar sob a viaduto e em horário comercial (das 8h às 18h). Para evitar que condutores “espertinhos” aproveitem a oportunidade e também façam uso da estrada que ainda é de chão e tem constante movimento de trabalhadores, o acordo foi que a prefeitura disponibilizasse agentes da Guarda Municipal para controlar o tráfego e evitar mais transtornos às do DNIT, contou a instituição.

Veja fotos de como está o local

A prefeitura ressaltou que pode haver bloqueios durante o dia justamente por conta das demandas do serviço. Via de regra, as linhas circularão pelos loteamentos da Fortaleza Alta e voltarão ao terminal pela Rua Samuel Morse, em sentido único sob o viaduto, que é um 27 previstos na obra de duplicação entre Navegantes e Indaial. Essa estrutura na Fortaleza custará cerca de R$ 16 milhões aos cofres do governo federal.

Leia mais

Cachorro fica ao lado do corpo do dono morto afogado em praia de Balneário Camboriú