A parte inferior do viaduto da BR-470 no bairro Fortaleza Alta, em Blumenau, foi liberada no final da manhã desta segunda-feira (31) para os motoristas. Representantes do DNIT estiveram no local e fizeram a abertura oficial do trecho. A nova estrutura, localizada no Km 48, custou cerca de R$ 16 milhões do R$ 1,58 bilhão que será necessário para a duplicação da rodovia federal, que passa por ampliação das pistas entre Navegantes e Indaial.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Com construção de pilares e vigas, rampas de acesso, pavimentação e sinalização, além de quatro alças de acesso e duas rotatórias, o novo viaduto é um dos 27 previstos pela duplicação. Agora, o objetivo do DNIT é finalizar os serviços entre Navegantes e Gaspar até o final do ano, incluindo mais dois novos viadutos em cada cidade. Já a entrega total, até Indaial, está prevista para 2026. São 62 quilômetros entregues e duplicados até o momento, o equivalente a 82% da obra.
No bairro Fortaleza Alta, condutores já podem usar as novas pistas. A Secretaria de Trânsito e Transportes afirmou que as linhas 603 e 601 (Tribess e Fortaleza) voltarão ao itinerário original ainda nesta segunda. Desde metade do ano passado, com o fechamento do antigo túnel do Dorow, os trajetos de ambas foram alterados, obrigando os motoristas da Blumob a darem uma volta maior por ruas do bairro Fortaleza Alta. Com o fechamento total da BR, filas quilométricas se formaram por conta do desvio às margens da rodovia. O alívio veio em dezembro, quando a parte de cima do viaduto voltou a receber a circulação de veículos.
Nesta segunda-feira não foi informado se os pontos de parada da linha 601 – Fortaleza na Rua Samuel Morse serão reconstruídos para atender principalmente os moradores do loteamento Morada do Sol.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia mais
Como quatro superobras podem alavancar valorização imobiliária de Itajaí; veja imagens




