A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, criticou o ataque dos Estados Unidos e a captura do presidente Nicolás Maduro, nas primeiras horas deste sábado (3). A primeira autoridade na linha de sucessão venezuelana fez um discurso na TV estatal do país. Segundo fontes ouvidas pelo jornal norte-americano The New York Times, Delcy Rodríguez teria assumido o cargo interinamente em uma cerimônia secreta. No pronunciamento na televisão, ela não mencionou estar à frente do governo, e reforçou o apoio a Maduro:
Continua depois da publicidade
— A Venezuela só tem um presidente: Nicolás Maduro — afirmou.
Delcy convocou ministros e a população para resistir à intervenção dos Estados Unidos no país, que começou nas primeiras horas deste sábado (3) com a captura de Maduro e a esposa por agentes norte-americanos. A vice-presidente anunciou a convocação de um conselho gestor e cobrou a libertação de Maduro e da primeira-dama do país.
Donald Trump disse que os EUA vão governar a Venezuela até se estabelecer um governo democrático. A vice-presidente rebateu dizendo que o país “nunca será colônia de nenhuma nação”. Frisou ainda que o interesse de Trump é exclusivamente voltado ao petróleo e não ao bem-estar social.
O presidente americano indicou que deve formar um grupo com membros do alto escalão de seu governo para estabelecer a transição para o novo governo venezuelano. Porém, não disse em quanto tempo isso deve ocorrer. O que ele já deixou claro é que não incluirá a líder oposicionista María Corina Machado neste grupo.
Continua depois da publicidade

